<strong>AVALIAÇÃO DO PROGRAMA “UM COMPUTADOR POR ALUNO” (PROUCA): UMA PROPOSTA INOVADORA EM POLÍTICAS PÚBLICAS</strong>
Palavras-chave:
PROUCA – Avaliação – Teoria CríticaResumo
O presente artigo visa compartilhar as reflexões sobre a proposta de avaliação do Programa “Um computador por aluno” (PROUCA). A autora participou da elaboração da referida proposta como membro do Grupo de Trabalho de Avaliação com mais três especialistas designados pelo MEC/ SEED. Explicita os objetivos, princípios e grupos de trabalho que participaram da elaboração e implementação do PROUCA, situando o processo de avaliação no contexto do Programa. Discute as principais tendências internacionais em avaliação de programas explicitando, discutindo e justificando as que foram incorporadas na proposta de avaliação. Reflete sobre a opção epistemológica feita, analisando seus pressupostos como situados na teoria crítica, vinculando a concepção de avaliação na racionalidade emancipatória. Explicita o desafio de adotar, na complexidade e abrangência do PROUCA, uma concepção de avaliação crítica e transformadora e a necessária coerência na proposição de estratégias, procedimentos e instrumentos. Termina fazendo observações, ainda que iniciais, das possibilidades da proposta de avaliação do PROUCA estar no caminho da inovação em avaliação de políticas públicas na área da educação.Downloads
Publicado
2012-04-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.