<strong>REFORMAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES: ACERVOS COMPLEMENTARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL</strong>
Palavras-chave:
Ensino Fundamental - Paradidáticos - Linguagem - LetramentoResumo
No ano de 2010, a partir de orientação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), deu-se a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos. Com essa medida legal, no intuito de atender à criança de 6 anos e ainda de configurar o currículo desses primeiros dois anos, algumas alterações fizeram-se necessárias, tanto no mobiliário quanto no que diz respeito aos materiais didáticos. Nesse sentido, o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) enviou às turmas de 1º e 2º anos das escolas públicas um conjunto de obras de cunho paradidático, denominado “acervos complementares”. Este artigo propõe-se, a partir de princípios descritivos, a apresentar as obras do acervo 1, pertencentes à área de Linguagem e Códigos. Tal estudo, oriundo do projeto “Educação, Linguagem e Práticas Leitoras II”, almeja discutir a formação do currículo com a inserção desse material paradidático, a fim de contribuir para o letramento nos anos iniciais da escolarização. O estudo dos textos sinaliza que têm níveis distintos de complexidade, permitindo a leitura autônoma ou mediada, dependendo do nível de cada estudante e que contribuem para a ampliação do currículo escolar.Downloads
Publicado
2012-04-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.