<strong>QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO MODO 2 DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO</strong>

Autores

  • Gilda Helena Bernardino de Campos Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Cilio Ziviani Coordenação Central de Educação a Distância - PUC-Rio
  • Gianna Oliveira Bogossian Roque Coordenação Central de Educação a Distância - PUC-Rio

Palavras-chave:

produção do conhecimento, educação a distância, avaliação educacional, díade mediador-aluno

Resumo

Este artigo apresenta o Modo 2 de produção do conhecimento citado por Gibbons et all (1994, 2011). O estudo mostra que uma equipe multidisciplinar é fundamental para a garantia da qualidade de cursos na modalidade a distância. A partir do tratamento dos dados provenientes de uma pesquisa com professores-alunos do curso de especialização realizado na modalidade a distância, fica evidenciado a relação do mediador pedagógico com o suporte aliado aos alunos no sucesso do curso. Esse resultado corrobora com a importância da interação no processo de produção do conhecimento. Outros indicadores também são apontados no estudo afirmando-se, desta forma, a produção do conhecimento como uma questão colaborativa.

Biografia do Autor

Gilda Helena Bernardino de Campos, Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Profa. do Departamento de Educação, Coordenadora Central de Educação a Distância da PUC-Rio. Atua na área de Educação a Distância, Avaliação Educacional, Design Didático.

Gianna Oliveira Bogossian Roque, Coordenação Central de Educação a Distância - PUC-Rio

Coordenadora de Avaliação e Acompanhamento

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Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Artigos