As relações entre a abordagem CTS e as orientações da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Jucelino Cortez Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSUL)
  • José Claudio Del Pino Universidade do Vale do Taquari (Univates)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64676

Palavras-chave:

enfoque CTS, ensino médio, base nacional comum curricular, ciências da natureza, análise textual discursiva

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, junto à Base Nacional Comum Curricular, com o intuito de desvelar a relação entre as principais orientações desse documento – com atenção especial para o Ensino Médio – e as proposições da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino das Ciências da Natureza, conforme os estudos de Ziman (1980) e Aikenhead (1994). Os dados obtidos foram submetidos ao procedimento de Análise Textual Discursiva (ATD). Após essa etapa, foi possível desvelar pontos de convergência, como a valorização da contextualização e da interdisciplinaridade, e questões de distanciamento, como a valorização do papel da ciência, da formação do cidadão e da busca pelo alcance de competências.

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Biografia do Autor

Jucelino Cortez, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSUL)

Possui graduação em Matemática com habilitação em Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF), graduação em Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), especialização em Metodologia de Ensino de Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF), mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense no campus Passo Fundo.

José Claudio Del Pino, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

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2025-05-30

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