As relações entre a abordagem CTS e as orientações da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64676Palavras-chave:
enfoque CTS, ensino médio, base nacional comum curricular, ciências da natureza, análise textual discursivaResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, junto à Base Nacional Comum Curricular, com o intuito de desvelar a relação entre as principais orientações desse documento – com atenção especial para o Ensino Médio – e as proposições da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino das Ciências da Natureza, conforme os estudos de Ziman (1980) e Aikenhead (1994). Os dados obtidos foram submetidos ao procedimento de Análise Textual Discursiva (ATD). Após essa etapa, foi possível desvelar pontos de convergência, como a valorização da contextualização e da interdisciplinaridade, e questões de distanciamento, como a valorização do papel da ciência, da formação do cidadão e da busca pelo alcance de competências.
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