DES-SEDIMENTAÇÕES DE DISCURSOS COM CENTRALIDADE NO SOCIAL QUE TENDEM A PROJETAR POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Keywords:
profissionalização docente, currículo, formação de professoresAbstract
Tomamos como objeto de análise as articulações de sentidos em torno da significante profissionalização docente para, em perspectiva discursiva, problematizar a ideia de que a linguagem é dotada de uma transparência que possibilita acessar o social/sociedade e que projetam uma identidade docente capaz de ler o social e nele intervir em uma direção previamente definida como a mais adequada. Entendemos que os sentidos atribuídos ao significante profissionalização docente se enquadram nessa lógica e estão associados a formas instituídas de enunciar o que é ser professor marcadas por um idealismo que tende a limitar as possibilidades de deslocamentos nessa significação, produzindo discursos que favorecem perspectivas deterministas para a formação.Downloads
Published
2015-12-28
Issue
Section
Dossiê ABdC - "Formação Docente frente às políticas no cenário de centralização curricular"
License
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.