THE LOOK OF THE UNIVERSITY TEACHER ON STUDENT AUTONOMY IN LEARNINGTÍTULO TECHNOLOGY ENVIROMENTS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1855-1884

Keywords:

Teacher, Student autonomy, Higher education, Learning process.

Abstract

This work consists of an investigation about the perception of higher education professors from two public institutions in the city of Maceió, in relation to the student’s autonomy. It focuses to investigate how the university professor perceives the student’s autonomy during the learning process, aiming to use new methodologies, information and communication technologies (ICT), and integration with all participants. The verification of student’s autonomy existence is a complex process. It involves several personal elements, such as: initiative, organization, motivation, interaction with involved parties; and external elements: organizational structure, curriculum, methodology used, pedagogical relation, as well as the format of the educational system. The methodology used is based on the qualitative research with a descriptive approach. From the data analysis of the professor's perspective, changes to the curriculum were suggested, and new methodologies such as problem-based learning, the use of hybrid teaching, and inverted classroom were proven to be the most efficient. It was also mentioned that technology could also be used to help in the learning process, as long as the students have the maturity, responsibility, and discipline necessary to use it, as it could also disperse them. There is a need of deeper research into the topic, because it is possible to conclude that, although students have levels of autonomy, they cannot be totally autonomous in the learning process.

Author Biographies

Wladia Bessa da Cruz, IFAL - INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (1995) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Atualmente é professora de informática do IFAL (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas) e doutoranda do Programa de Engenharia Industrial da UFBA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Educação a distância e Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: chat, formação de professores, educação a distância,ambientes virtuais de aprendizagem e ferramenta síncrona.

Marcio Luis Ferreira Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em física pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em física da matéria condensada pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em ciência e engenharia dos materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com estágio sandwich no Bundesanstalt für Materialforschung und-prüfung, Berlin/Alemanha. Entre 2004 e 2008 realizou estudos de Pós-Graduação na UFSCar e na Technischen Universität Clausthal / Alemanha. Publicou mais de 79 artigos científicos completos em periódicos especializados, 16 completos em anais de eventos junto com outros 15 resumos expandidos, além de mais de 115 apresentações, entre congressos, simpósios e encontros, tanto nacionais quanto internacionais (destes, 26 ocorreram como convidado). Seus trabalhos têm mais de 670 citações em bases bibliográficas como ISI/Scopus. É professor associado I em dedicação exclusiva da Escola Politécnica - Departamento de Engenharia Química, e do Instituto de Humanidades, Artes & Ciências (IHAC), ambos da Universidade Federal da Bahia. É ainda professor permanente, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial e vice-coordenador do Mestrado Profissional, ambos da Escola Politécnica da UFBA. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, líder do Laboratório de Materiais Vítreos da UFBA: www.lamav.ufba.br e do grupo de nanotecnologia: www.nano.ufba.br, e componente de dois outros grupos de pesquisa bastante atuantes no país. Desta forma, foi responsável pela implantação de um dos primeiros núcleos de pesquisa brasileiros sobre materiais vítreos na Bahia. Foi vice-chefe do Departamento de Engenharia Química (2012-2017) e vice-diretor do IHAC (2010-2013). Já atuou como Coordenador do Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia da UFBA (2009-2011) e vice-coordenador acadêmico do IHAC (2009), campus Salvador. Tem experiência nas áreas de Física do Estado Sólido, Ciência e Engenharia de Materiais (ambos em estudos de aspectos dinâmicos do estado vítreo, como cinética de cristalização - nucleação & crescimento de cristais, processos de difusão, sinterização, fluxo viscoso e condução iônica), além de ter trabalhos em tópicos específicos de Ensino de Ciências e Matemática. Costuma escrever textos de divulgação científica e matemática em jornais de grande circulação. Atualmente também pesquisa argilominerais modificados micro e nanoestruturalmente, bem como biomateriais. É membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Foi co-autor, junto com Luiz Barco, da série televisiva Arte & Matemática (2001) e do livro Matemática - Construção e Significado (Editora Moderna, 2006).

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidadde Federal de Alagoas

Doutora na área de Educação:Currículo, (PUC-SP) Mestre em Educação (UFAL, 2003), Especialização em Informática Educativa; Metodologia no Ensino Superior e Educação a Distância com ênfase na Docência e na Tutoria em EAD (PUCRS). Licenciada em Pedagogia Licenciatura Plena (UFAL) Atualmente é professora do Centro de Educação, da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em planejamento, concepção, Formação Pedagógica de Professores Universitários, implementação e avaliação de ações na modalidade a distância, Atuou como coordenadora no Curso de especialização Estratégias Didáticas para Educação Básica, com uso das TIC período de set/2014 a fev/2016. Durante o período de 2014 a 2018 foi coordenadora de área do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID/MEC/UFAL/Curso de Pedagogia. Em 2018-2019 cursando pós doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Universidade do Minho Portugal. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, coordenação de tutoria presencial e online, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância. Atua como formadora no programa PROFORD das Pró-Reitorias PROGRAD E PROGEP da UFAL

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Published

2019-12-19

Issue

Section

Artigos