<strong>ENSINAR PARA QUAL AMÉRICA? REFLEXÕES DE PROFESSORES INICIANTES SOBRE SUAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS E A CRISE ECONÔMICA</strong>

Authors

  • Gustavo E. Fischman Arizona State University
  • Victor H. Diaz Grand Canyon University

Keywords:

Teach for America, Narrativa redentora, Licenciatura alternativa, Neoliberalismo

Abstract

Neste artigo argumentamos que, no contexto dos Estados Unidos contemporâneo, as conexões entre a economia e a educação precisam ser vistas como respostas - tanto em termos de modificações quanto de acomodações - às demandas de uma narrativa mestre que posiciona a escola como uma instituição redentora. Este projeto coletou e analisou 37 narrativas produzidas por professores em seu primeiro ano de atuação no programa de licenciatura alternativa chamado Teach for America. Especificamente examinamos como e de que forma os objetivos e motivações desses professores se relacionam com a crise econômica de 2008 e o que isso pode sugerir a respeito da influência onipresente do paradigma neoliberal em educação. Nossa análise mostra que os objetivos e motivações destes professores cria uma narrativa desconfortavelmente “redentora” sobre o papel dos professores em contextos urbanos empobrecidos.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2013-08-31

How to Cite

Fischman, G. E., & Diaz, V. H. (2013). <strong>ENSINAR PARA QUAL AMÉRICA? REFLEXÕES DE PROFESSORES INICIANTES SOBRE SUAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS E A CRISE ECONÔMICA</strong>. Revista E-Curriculum, 11(2), 495–514. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/16620

Issue

Section

Dossiê Temático - "POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO, GERENCIALISMO E CURRÍCULO"