<strong>ENSINAR PARA QUAL AMÉRICA? REFLEXÕES DE PROFESSORES INICIANTES SOBRE SUAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS E A CRISE ECONÔMICA</strong>

Autores/as

  • Gustavo E. Fischman Arizona State University
  • Victor H. Diaz Grand Canyon University

Palabras clave:

Teach for America, Narrativa redentora, Licenciatura alternativa, Neoliberalismo

Resumen

Neste artigo argumentamos que, no contexto dos Estados Unidos contemporâneo, as conexões entre a economia e a educação precisam ser vistas como respostas - tanto em termos de modificações quanto de acomodações - às demandas de uma narrativa mestre que posiciona a escola como uma instituição redentora. Este projeto coletou e analisou 37 narrativas produzidas por professores em seu primeiro ano de atuação no programa de licenciatura alternativa chamado Teach for America. Especificamente examinamos como e de que forma os objetivos e motivações desses professores se relacionam com a crise econômica de 2008 e o que isso pode sugerir a respeito da influência onipresente do paradigma neoliberal em educação. Nossa análise mostra que os objetivos e motivações destes professores cria uma narrativa desconfortavelmente “redentora” sobre o papel dos professores em contextos urbanos empobrecidos.

Publicado

2013-08-31

Número

Sección

Dossiê Temático - "POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO, GERENCIALISMO E CURRÍCULO"