<strong>A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NO PROCESSO EDUCATIVO: O QUE PENSAM OS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA</strong>

Authors

  • José Lauro Martins Universidade Federal do Tocantins
  • Bento Silva Universidade do Minho

Keywords:

Gestão da aprendizagem. Autonomia. Formação continuada

Abstract

Nesta comunicação propomos a discussão sobre construção da autonomia no processo de educativo por considerarmos a sua importância e a dificuldade que se tem de observar e medir esse fenômeno no processo de aprendizagem. Embora, em tese, o processo educativo, principalmente a educação formal, tenha por objetivo favorecer aos estudantes a construção da capacidade de compreender e agir de forma autônoma no cotidiano, nem sempre as práticas educacionais conduzem a esse fim. A pesquisa baseia-se num inquérito feito com 313 concluintes de um Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica frequentado por professores da educação básica. Por meio do inquérito pretendemos conhecer alguns aspetos relativos à construção da autonomia na gestão da aprendizagem no ambiente virtual. Pelos resultados apurados, é possível afirmar que os professores consideram que a autonomia discente é um fator importante na gestão da aprendizagem e que um curso em ambiente virtual também pode ajudar na formação continuada quanto ao uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação.

 

Author Biographies

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Formado em filosofia, especilização em educação a distancia, mestre em ciencia da educação e doutor em ciencia da educação. Professor do curso de comunicação social da UFT.

Bento Silva, Universidade do Minho

Professor Catedrático no Instituto de Educação da Universidade do Minho

Published

2014-10-07

Issue

Section

Dossiê temático: WEB CURRÍCULO