<strong>O CONCEITO DE PLURALIDADE NO CURRÍCULO NACIONAL SUECO: ESTUDANDO A IMPORTÂNCIA DE LIVROS DIDÁTICOS TEÓRICOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INTERPRETAR E CONSTATAR AS DIFERENTES FACETAS DE VIOLÊNCIA NO TRABALHO DIÁRIO DE PROFESSORES</strong>
Keywords:
currículo nacional, pluralidade, violência, formação de professores, teoria, base empírica, sujeitoAbstract
Um aspecto no currículo nacional de Formação de Professores na Suécia é a base democrática que determina os pilares para organizações e condições humanos. Neste currículo se dá, indiretamente, um papel central à pluralidade e, como consequência, à importância de contestar várias formas de violência, como discriminação ou outras violações. Baseando-se em ambições de contestar violência na educação, o artigo questiona a noção de que professores em formação só precisam se apoiar em métodos teóricos de bases empíricas em sua futura profissão. Este questionamento se dá através da análise e comparação de teorias de pluralidade como descritas em três livros didáticos utilizados em matérias em um curso de Formação de Professores na Suécia. Os livros didáticos expressam três discursos teóricos diferentes sobre os desafios sociais relativos a violência, pluralidade na educação e expectativas de professores. Portanto, já que a violência existe em formas variadas, a lógica da pesquisa empírica é insuficiente no que diz respeito a lidar com pluralidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.