DES-SEDIMENTAÇÕES DE DISCURSOS COM CENTRALIDADE NO SOCIAL QUE TENDEM A PROJETAR POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Talita Vidal Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Verônica Borges Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

profissionalização docente, currículo, formação de professores

Resumo

Tomamos como objeto de análise as articulações de sentidos em torno da significante profissionalização docente para, em perspectiva discursiva, problematizar a ideia de que a linguagem é dotada de uma transparência que possibilita acessar o social/sociedade e que projetam uma identidade docente capaz de ler o social e nele intervir em uma direção previamente definida como a mais adequada. Entendemos que os sentidos atribuídos ao significante profissionalização docente se enquadram nessa lógica e estão associados a formas instituídas de enunciar o que é ser professor marcadas por um idealismo que tende a limitar as possibilidades de deslocamentos nessa significação, produzindo discursos que favorecem perspectivas deterministas para a formação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Talita Vidal Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela UERJ. Professora adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), atuando no Departamento de Formação de Professores e como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, onde orienta mestrado. É líder do Grupo de Pesquisa Currículo: conhecimento e cultura (CNPQ) e integra os Grupos de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos e Políticas de Currículo e Cultura. Participa da Rede Latino-americana de Teoria do Discurso, e do Grupo de Trabalho de Currículo (GT 12) da Anped. É sócia da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Mestre em Educação pela UFRJ e Licenciada em Química pela UFRJ. Atuação na Educação Básica de 1985 a 2012. Produção acadêmica orientada principalmente para os seguintes temas: Currículo; Cultura; Conhecimento, Formação Docente e Práticas Pedagógicas.

Verônica Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação no PROPED/ UERJ.  Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2008). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1994) e Especialização em Psicopedagogia PUC /RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas:curriculo, cotidiano escolar e práticas docentes.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Como Citar

Pereira, T. V., & Borges, V. (2015). DES-SEDIMENTAÇÕES DE DISCURSOS COM CENTRALIDADE NO SOCIAL QUE TENDEM A PROJETAR POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista E-Curriculum, 13(4), 660–682. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/25157

Edição

Seção

Dossiê ABdC - "Formação Docente frente às políticas no cenário de centralização curricular"