DIALOGISMO NA REINVENÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Authors

  • Ana Maria de CAMPOS UNICAMP - UNISAL
  • Dulcinéia de Fátima FERREIRA UFSCar - campus Sorocaba, SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p145-167

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos, currículo, emancipação social

Abstract

Apresentamos este estudo como um convite para um diálogo sobre a reinvenção do currículo na Educação de Jovens e Adultos. O tema em apreço busca evidenciar sua não neutralidade, bem como a relação incontornável com campos de disputa manifestos na sociedade contemporânea. Afirma a existência de uma conexão entre currículo, poder, subjetividade e a constituição da identidade. Em face desta compreensão convida os sujeitos que atuam nesse campo a um trabalho de reinvenção das práticas relacionadas à produção do currículo na EJA, tendo em vista a necessidade premente de superação do modelo tradicional. Indicadores sociais, sobretudo os relativos à educação da população das camadas subalternas da sociedade, evidenciam a indispensável tarefa de rever práticas arraigadas em favor da criação de um currículo que esteja a serviço da vida, da emancipação social, da equidade no trato com os diferentes grupos geracionais demandantes da educação de jovens e adultos em nosso país.

Author Biographies

Ana Maria de CAMPOS, UNICAMP - UNISAL

Licenciada em História. Mestre em Educação. Doutora em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada - GEPEC, da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação do UNISAL, campus Liceu, Campinas, SP.

 

Dulcinéia de Fátima FERREIRA, UFSCar - campus Sorocaba, SP.

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Professora Adjunto na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar – campus Sorocaba, SP. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunidade e Movimentos Sociais - GECOMS - UFSCar - Sorocaba.

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Published

2019-03-29

Issue

Section

Artigos