AS LUTAS E PROPOSIÇÕES DO MOVIMENTO NEGRO: O BLOCO AFRO AKOMABU DO CENTRO DE CULTURA NEGRA DO MARANHÃO (CCN-MA)

Authors

  • Kátia Evangelista Regis Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Marcelo Pagliosa Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus São Luís)
  • Gracy Kelly Souza

Keywords:

Movimento negro. História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Lei nº 10.639/2003.

Abstract

Este artigo discute os resultados da pesquisa realizada no Bloco Afro Akomabu do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA), que teve por objetivo compreender como as ações educativas realizadas pelo Bloco contribuem para a construção da identidade negra. Discute-se se as intencionalidades da ação educativa realizada pelo Bloco dialogam com outros movimentos sociais e refletem sobre os subsídios que as atividades do Bloco Afro Akomabu oferecem para a realização de práticas educativas que contemplem a diversidade étnico-racial no contexto da implementação da Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Para tanto, debate-se neste trabalho as políticas públicas federais para a população negra que foram desenvolvidas desde 2003 e realiza-se um breve histórico das lutas da população negra do Maranhão. Conclui-se que as ações do Bloco Afro Akomabu e do CCN-MA colaboram para o processo de construção da identidade negra, para o reconhecimento e valorização da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e proporcionam elementos para o questionamento dos currículos eurocêntricos das instituições educacionais.

 

 

 

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Kátia Evangelista Regis, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (2000), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP em parceria com a Universidade Pedagógica de Moçambique. Entre 1998-2002 foi educadora e coordenadora do Centro de Educação e Organização Popular, que desenvolvia a alfabetização de jovens e adultos. Coordenou o Núcleo de Consciência Negra na Universidade de São Paulo (1998-2002), sendo responsável pelo projeto de alfabetização de jovens e adultos, que destacava as relações étnico-raciais no currículo da Educação de Jovens e Adultos. Lecionou História para o ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (2002-2005). Foi assessora de formação e sistematização no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos (2008). É Professora Adjunta II da Universidade Federal do Maranhão (Campus São Luís). Docente e Coordenadora da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, iniciativa pioneira no Brasil. Coordena  a Pesquisa "Educação e Relações Étnico-Raciais: O Estado da Arte". Integrante do Grupo de Trabalho nº 21 "Educação e Relações Étnico-Raciais" da Associação Nacional  de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFMA. Principais temas de discussão na área educacional: relações étnico-raciais e  currículos escolares.

Published

2016-08-16

How to Cite

Regis, K. E., Pagliosa, M., & Souza, G. K. (2016). AS LUTAS E PROPOSIÇÕES DO MOVIMENTO NEGRO: O BLOCO AFRO AKOMABU DO CENTRO DE CULTURA NEGRA DO MARANHÃO (CCN-MA). Revista E-Curriculum, 14(2), 493–518. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/27499

Issue

Section

Dossiê Temático - "Educação não escolar de adultos: estudos sobre educação popular e educação para os direitos humanos"