NATIONAL COMMON CURRICULAR BASE AND THE MULTI-LEVEL CLASSES IN THE AMAZON

Authors

  • Antônio Chizzotti Pontifícia Universidade Católica - SP
  • Rosa Eulalia Vital da Silva Pontifícia Universidade Católica - SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1408-1436

Keywords:

Public policies. Common base. Curriculum. Multi-level classrooms. Amazon.

Abstract

This paper discusses the relationship between the common curricular base and the multi-level classes in the Amazon. The proposal of a common base is part of a proposal to promote educational equity. In this way, we ask how this proposal will be carried out in a country as heterogeneous as Brazil is, with its geographic, historical, ethnic and cultural diversities, as well as the peculiarities of the Amazon region, locus where the riverside education is developed in multi-level classrooms. The methodology is the bibliographical one from the conceptions of Alves (2014), Price (2014), Carnoy (2017), Hage and Barros (2010), Sacristán (2013, 2017), Parente (2014), Ponce and Rosa (2014), Arruda and Oliveira. Initially a discussion is made on the common base; in the sequence, teaching and learning in the multilevel classes of the Amazon; and finally the need for a common base for riverside education is discussed.

Author Biographies

Antônio Chizzotti, Pontifícia Universidade Católica - SP

Possui graduação em Educação pela Faculdade N S Medianeira (1972), graduação em filosofia do curso do Seminario Central do Ipiranga validado pela complementação filosofica, cf Decreto Lei 1051 de 21 de outubro de 1969; bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal e Uberlândia; mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975) e doutorado em Educação: pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980). Pós-doutorado no Institut National de Recherche Pédagogigue de Paris. Professor do Programa de Pós-graduação em educação da PUCSP; Professor titular aposentado da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia da educação, políticas públicas de educação e currículo, e pesquisas em ciências humanas.

Rosa Eulalia Vital da Silva, Pontifícia Universidade Católica - SP

Doutoranda em Educação: Currículo, na PUC-SP. Possui mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Amazonas, e Curso de Formação de Psicanalista Clinico pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana de Manaus. É membro do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências da Universidade do Estado do Amazonas, atuando nas linhas de pesquisa: Ensino de Ciências e novos paradigmas e Ensino de Ciências e Transversalidade e Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Atuando nos seguintes temas: Currículo na Educação Básica, Metodologia da Pesquisa Cientifica, Metodologia de Ensino Superior, Ensino a Distância, Interdisciplinaridade. Também desenvolve seus trabalhos em áreas especificas de Informática na Educação, Ensino de Ciências, Processo de Ensino e Aprendizagem e Formação Continuada de Professores na Educação Básica da Secretária Municipal de Manaus - SEMED

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Published

2018-12-18

Issue

Section

Artigos