RIGHT TO EDUCATION AS A PRINCIPLE OF SOCIAL JUSTICE: A VIEW TO EVALUATING POLICIES AND ITS REVERBERATIONS IN THE CURRICULAR SCENARIO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1075-1100

Keywords:

Evaluative-curricular policies, Right to education, Social justice.

Abstract

Curricular and evaluative policies aimed at Basic Education have been presented under the guise of social guarantees, reducing inequalities and inclusion - principles that are essential to the realization of social justice. Thus, in highlighting in the evaluative-curricular policies addressed to principles of school inclusion in historical disputes with meanings of classification and exclusion, we aim, in this text, to analyze the senses mobilized in the evaluation policies and their reverberations in the contemporary curricular scenario by means of the right to education as an essential element of social justice. The analysis of evaluative policies, guided by a discursive perspective, evidenced senses of evaluation as an instrument of accountability and knowledge measurement that, although in the macro-political context, emerge in consonance with discourses in favor of quality, inclusion and overcoming socio-educational inequalities, still support themselves in a discursive memory constituted by signifiers that deviate from the principles of justice and equity. However, in the face of the history of denial-affirmation of human rights and the right to education through evaluative policies and their reverberations in curriculum policies, we see the power of (re)invention of educational discoursespolicies-effervescence in school. This is because, in this space, professionals and students from diverse socio-economic-cultural contexts - as subjects and objects of political action (BALL; MAGUIRE, BRAUN, 2016) - present themselves as capable of making educational projects guided by concepts that are intended to transform society and promote social justice.

Author Biographies

Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2008, tendo também realizado doutorado sanduíche pela Universidade do Porto. Atualmente é Professora Associada II do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc), no qual atuou como vice coordenadora. É também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (PPGE) da mesma Universidade. Atualmente orienta uma bolsista em nível de pós-doutorado, 5 doutorandas, 3 mestrandas e 4 estudantes de Iniciação Científica com financiamento da FACEPE, CNPq e CAPES e PROPESQ; e já orientou 11 alunos a nível de mestrado e uma a nível de doutorado. Coordena o projeto de pesquisa Configurações de políticas e práticas curriculares e avaliativas: entrecruzando diferentes contextos nos cotidianos de professores da educação, financiado pela Chamada Universal MCTIC/CNPq n.º 28/2018. Publicou vários artigos em periódicos nacionais e internacionais especializados, dentre eles, Revista Lusófona de Educação, e-Curriculum, Linhas Críticas (UnB), Ibero-Americana de Estudos em Educação e Leitura; além de ter várias publicações em capítulos de livros. É parecerista dos periódicos Currículo sem Fronteira, Revista Lusófana de Educação, entre outras. Participa dos grupos de pesquisa Discursos e Práticas Educacionais; e Formação de Professores e Profissionalização Docente, ambos da UFPE e registrados no Diretório de Pesquisa do CNPq. Além disto, é membro do Núcleo de Formação Pedagógica dos Professores Universitários da UFPE  -NUFOPE. Atuou em 2019 no programa Escola de Altos Estudos da CAPES / Edital nº 14/2018, projeto realizado em parceria internacional com as professoras Dr.ª Carlinda Leite e Anne-Marie Chartier. Desenvolve atualmente atividades de intercâmbio como pesquisadora-colaboradora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) coordenado pela Prof.ª Dr.ª Carlinda Leite (que também atuou como professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea via Edital Propesq/DRI Pesquisador Visitante do Exterior). Na Universidade do Porto, integra a rede CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Novas Tecnologias, onde coordena e desenvolve projetos de pesquisa sobre políticas de formação e práticas curriculares e avaliativas, representando o Brasil em uma parceria internacional entre pesquisadores de Portugal, Angola, Moçambique e Brasil. Seus focos de estudo estão centrados na área de Educação, com ênfase em Políticas e Práticas Curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo; Políticas Curriculares; Práticas Curriculares; Práticas de Avaliação; Formação de Professores e Cotidiano Escolar.

Priscila Vieira Magalhães, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE ) - Centro Acadêmico do Agreste (CAA). É integrante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais. Desenvolveu uma pesquisa a nível de Mestrado intitulada: As artes de fazer da avaliação fabricadas no cotidiano escolar: Um olhar para as táticas avaliativas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental; financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste (CAA), período em que foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e também do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na qual desenvolveu estudos relacionados ao currículo e as práticas curriculares de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Crislainy Lira Gonçalves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda na Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) / Centro de Educação (CE), na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica, onde desenvolve um projeto de tese sobre: Os movimentos de influências do currículo pensado-vivido do curso de pedagogia nas práticas avaliativas de estudantes-professores, sob financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais, concentrado na área das Ciências Humanas/Educação. É Mestre em Educação Contemporânea pelo Programa de Pós Graduação em Educação Contemporânea - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE ) - Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Desenvolveu durante o mestrado a pesquisa intitulada: Práticas avaliativas de estudantes-professoras: desenvolvimento da profissionalidade e profissionalismo a partir dos contextos de influência presentes no cotidiano escolar, financiada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste (CAA), período em que foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Também participou de uma pesquisa que desenvolveu estudos relacionados à profissionalização docente sob financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Published

2019-09-28

Issue

Section

Dossiê Temático: Em busca da justiça curricular: as possibilidades do currículo escolar na construção da justiça social