DEGREE IN AFRICAN AND AFRO-BRAZILIAN STUDIES: TEACHER TRAINING IN DIRECTION TO THE CONSTRUCTION OF CURRICULAR JUSTICE

Authors

  • Kátia Evangelista Regis Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Universidade Federal do Maranhao https://orcid.org/0000-0002-4104-1963
  • Cidinalva Silva Camara Neris Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Universidade Federal do Maranhao https://orcid.org/0000-0001-7153-2168

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p990-1014

Keywords:

Teacher training, curriculum, Teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture.

Abstract

In Brazil, Law 10.639 / 2003 made the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture compulsory. However, there are many challenges for the subject to be approached with the seriousness, rigor and complexity necessary, particularly in the training of teachers in Higher Education Institutions, which requires structural changes in the curricula of pedagogy courses and degrees. In thiscontext, thisarticle presents results of there search subproject "Teacher Training for Teaching African and AfroBrazilian History and Culture in an Emancipatory Intercultural Perspective", which integrates there search "Curricular Justice in the 21st Century, Policies and the subjects of the curriculum. " The aim was to analyze how the actionscarried out in Fieldwork in Cape Verde by the Degree in African and Afro-Brazilian Studies of the Federal University of Maranhão contribute with the apprehension of African and Afro-Brazilian History and Culture towards the construction of justice curricular.

Author Biographies

Kátia Evangelista Regis, Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Universidade Federal do Maranhao

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP - 2000), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutorado (2015) realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP em parceria com o Departamento de História da Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique. Entre 1998 e 2002 foi educadora e coordenadora do Centro de Educação e Organização Popular (CEOP), que desenvolvia a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No período de 1998 a 2002 coordenou o Núcleo de Consciência Negra na USP. Lecionou História para o ensino fundamental na Rede Municipal de Educação de São Paulo (2002-2005). Foi Assessora de Formação e Sistematização do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos (2008). É Professora Associada I da UFMA - Campus São Luís. Coordenadora da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, iniciativa pioneira no Brasil. Pesquisadora Associada do Centro de Estudos Moçambicanos e de Etnociências (CEMEC) da Universidade Pedagógica de Maputo (UPM), integrante do Grupo de Trabalho nº 21 Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFMA. Principais temas de discussão na área educacional: o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; currículo; formação de professores/as.

Cidinalva Silva Camara Neris, Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Universidade Federal do Maranhao

Professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão, atuando na Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros. Possui graduação em História e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe, com estágio de doutoramento junto ao Institut des Sciences sociales du politique (ISP) / École Normale Supérieure de Cachan (ENS/Cachan). Tem experiência na área de Sociologia, História, Memória, discutindo principalmente nos seguintes temas: regulação política do social; marcadores sociais da diferença, inteseccionalidades (gênero, classe, raça e sexualidade). Desenvolve pesquisas na área da Sociologia das Regulações Jurídicas e Sociologia do Político, Sociologia da Família, Gênero, Educação e Etnicidade e Quilombos. É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab-MA).

 

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Published

2019-09-28

Issue

Section

Dossiê Temático: Em busca da justiça curricular: as possibilidades do currículo escolar na construção da justiça social