GRADO EN ESTUDIOS AFRICANOS Y AFRO-BRASILEÑOS: FORMACIÓN DE PROFESORES EN DIRECCIÓN A LA CONSTRUCCIÓN DE JUSTICIA CURRICULAR

Autores/as

  • Kátia Evangelista Regis Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Universidade Federal do Maranhao https://orcid.org/0000-0002-4104-1963
  • Cidinalva Silva Camara Neris Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Universidade Federal do Maranhao https://orcid.org/0000-0001-7153-2168

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p990-1014

Palabras clave:

Formación docente, Plan de estudios La enseñanza de la historia y cultura africana y afrobrasileña.

Resumen

En Brasil, la Ley 10.639 / 2003 hizo obligatoria la enseñanza de la historia y cultura africana y afrobrasileña. Sin embargo, existen muchos desafíos para abordar el tema con la seriedad, el rigor y la complejidad necesarios, particularmente en la capacitación de docentes en instituciones de educación superior, lo que requiere cambios estructurales en los currículos de los cursos de pedagogía y grados En este contexto, este artículo presenta los resultados del subproyecto de investigación "Formación de docentes para la enseñanza de historia y cultura africana y afrobrasileña en una perspectiva intercultural emancipadora", que integra la investigación "Justicia curricular en el siglo XXI, políticas y las asignaturas del currículum ". El objetivo fue analizar cómo las acciones llevadas a cabo en Field work en Cabo Verde por el Grado en Estudios Africanos y Afrobrasileños de la Universidad Federal de Maranhão contribuyen a la aprehensión de la Historia y Cultura Africana y Afrobrasileña hacia la construcción de la justicia. curricular.

Biografía del autor/a

Kátia Evangelista Regis, Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Universidade Federal do Maranhao

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP - 2000), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutorado (2015) realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP em parceria com o Departamento de História da Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique. Entre 1998 e 2002 foi educadora e coordenadora do Centro de Educação e Organização Popular (CEOP), que desenvolvia a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No período de 1998 a 2002 coordenou o Núcleo de Consciência Negra na USP. Lecionou História para o ensino fundamental na Rede Municipal de Educação de São Paulo (2002-2005). Foi Assessora de Formação e Sistematização do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos (2008). É Professora Associada I da UFMA - Campus São Luís. Coordenadora da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, iniciativa pioneira no Brasil. Pesquisadora Associada do Centro de Estudos Moçambicanos e de Etnociências (CEMEC) da Universidade Pedagógica de Maputo (UPM), integrante do Grupo de Trabalho nº 21 Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFMA. Principais temas de discussão na área educacional: o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; currículo; formação de professores/as.

Cidinalva Silva Camara Neris, Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Universidade Federal do Maranhao

Professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão, atuando na Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros. Possui graduação em História e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe, com estágio de doutoramento junto ao Institut des Sciences sociales du politique (ISP) / École Normale Supérieure de Cachan (ENS/Cachan). Tem experiência na área de Sociologia, História, Memória, discutindo principalmente nos seguintes temas: regulação política do social; marcadores sociais da diferença, inteseccionalidades (gênero, classe, raça e sexualidade). Desenvolve pesquisas na área da Sociologia das Regulações Jurídicas e Sociologia do Político, Sociologia da Família, Gênero, Educação e Etnicidade e Quilombos. É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab-MA).

 

Citas

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Publicado

2019-09-28

Número

Sección

Dossiê Temático: Em busca da justiça curricular: as possibilidades do currículo escolar na construção da justiça social