VIRTUAL SPACE USE STYLES AND DIGITAL LEARNING NETWORKS: CO-LEARNING AND CURRICULAR INNOVATION IN BASIC EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1487-1508

Keywords:

Virtual space use styles, Digital learning networks, Co-learning, Curricular Innovation.

Abstract

This study discusses the Virtual Space Use Styles - VSUS, its implications in the ways of learning in digital learning networks and its contribution to co-learning as a possibility for curricular innovation in Basic Education. The objective is to analyze how the VSUS are expressed in networks, and how these styles contribute to the development of digital competences. As of the studies by Barros (2014); Okada (2011) e Almeida (2017), among others, we understand about learning networks as spaces for new learning and ways of learning them; how Learning Styles: LS and VSUS can collaborate in an innovative curriculum for Basic Education. The study pointed out that Basic Education needs to be open to new discoveries and knowledge involving new learning scenarios and ways of learning in a network, and the students' LS and VSUS as essential elements in the development of digital skills to co-learn and co-create in a network

Author Biographies

Maria do Rozario Gomes da Mota Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC - Universidade Federal de Pernambuco - 2016.1. Defendeu sua tese em 24/03/2020. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (1988); especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998); especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília (2005). É professora da Secretaria de Educação do Recife e atua na função técnico-pedagógica na Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação. É também professora da Secretaria de Educação de Olinda, na função de coordenadora municipal do Proinfo e TV Escola. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em ARTE-EDUCAÇÃO; Tecnologias na Educação; Educação a Distância e Formação de Professores.

 

Cláudia Simone Almeida de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação Matemática e Educação Tecnológica pela UFPE, também é Licenciada em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1992),Especialista em Alfabetização, UNICAP (1993),Especialista em Educação e Tecnologia - PROINFO e Universidade Federal Rural de PE (1999). Mestre em Educação Matemática e Educação Tecnológica ( EDUMATEC) pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Estudiosa da temática da Cultura e História dos povos indígenas e afro- brasileiros. Professora e Técnica pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, integrou o Grupo de trabalho na Educação das Relações étnico-raciais da Secretaria de Educação do Recife: GTêre. Também participa do GT de Ciência, Avaliação, tecnologia e inovação da Unidade de Tecnologia da Secretaria de Educação do Recife PE. Professora Formadora do PARFOR /CAPES/ UFRPE- Curso segunda graduação em Pedagogia. Docente das disciplinas: Educação das relações etnicorraciais;Metodologia e conteúdo da história. Também lecionou na Faculdade Santa Catarina-FASC,disciplina de educação e diversidade cultural. Experiência como professora visitante e orientadora de TCC das graduações em pedagogia da UNICAP, FACIPE, e no curso de administração e Pós graduação em gestão de pessoas da FAFIRE. Gestora de Recursos Humanos da Prefeitura do Recife de 2001 a 2004. Gestora Escolar de 2005 a 2012. Experiência como professora da educação Básica ao Ensino superior, ministrando as disciplinas de Didática, avaliação da aprendizagem e Metodologia da História e da Geografia, Gestão das Tecnologias, Legislação Educacional e Educação,Trabalho e sociedade. Pesquisadora em redes de aprendizagem no contexto das tecnologias digitais, do tema Avaliação,lançou o primeiro livro: Avaliação da aprendizagem na Educação online em 2010. pesquisadora da Educação a Distância e Cibercultura. Possui artigos publicados em livro sobre os tema da educação das relações étnico-raciais. Outras áreas de interesse e atuação:Currículo e sociedade,web currículo, Robótica educacional, Cultura digital, Formação de professores, Redes de aprendizagens, coreografias didáticas, Educação Integral, Sustentabilidade, Interdisciplinaridade, Relações étnico Raciais, engajamento docente, estudantil e em rede, História da Arte, gênero e diversidade, interculturalidades, Estudos pós-coloniais e Direitos Humanos. Tem especial interesse em discutir o ensino de história, seus fundamentos e métodos através da vida e da obra de Chico Buarque de Holanda.

Sérgio Paulino Abranches, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1982), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática e educação, educação a distância, formação de professores, novas tecnologias e educação e educação e comunicação.

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Published

2020-09-28

Issue

Section

Artigos