Os Povos Indígenas, o Livro Didático e equivalente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1710-1728

Palavras-chave:

livro didático, povos indígenas, ideologias.

Resumo

Os Livros Didáticos (LDs) e congêneres não transmitem somente fatos, mas também difundem ideologias, seguindo as tendências políticas da classe dominante. É comum encontrar em suas páginas elementos limitados e isolados da história e da cultura de grupos desfavorecidos.  Assim, objetiva-se com este trabalho tecer uma análise crítica/reflexiva acerca dos conteúdos insertos nos LDs sobre os povos indígenas. A abordagem bibliográfica e documental foi escolhida para fundamentar e compor o itinerário do artigo. Em linhas gerais, o estudo revelou que os LDs e similares podem carregar em seu cerne conteúdos que depreciam e inferiorizam os povos indígenas, prejudicando, dessa forma, seu processo de emancipação social.

Biografia do Autor

Ângela Maria dos Santos Rufino, Universidade Federal do Acre (UFAC)/Campus Floresta-Cruzeiro do Sul-AC

Professora adjunta na Universidade Federal do Acre (UFAC)/Campus Floresta-Cruzeiro do Sul-AC; graduada em Pedagogia e Geografia (UFAC); especialista em Psicopedagogia, em Tecnologias em Educação (PUC- Rio) e em Gestão de educação a distância(UFF); mestra em Letras pela Universidade Federal do Acre(UFAC); doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Luiz Antonio Gomes Senna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/Campus Maracanã;

Professor titular na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/Campus Maracanã; doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

Igor Soares de Oliveira, Universidade Federal do Acre (UFAC)/Campus Floresta

 Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e Professor Adjunto do Curso de Licenciatura Indígena e professor permanente dos programas de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Acre (UFAC)/Câmpus Floresta.

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Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Artigos