<strong>PARA UMA DEFINIÇÃO DE METAS DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DAS TIC EM PORTUGAL</strong>

Autores

  • Fernando Albuquerque COSTA Instituto de Educação Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Metas de Aprendizagem – TIC – Transversalidade - Portugal

Resumo

As ideias apresentadas neste texto resultam da reflexão que temos vindo a fazer, de há alguns anos a esta parte, sobre os objectivos e o modo como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem ser integradas no currículo escolar. Decorrem, por outro lado, de forma mais próxima, do trabalho que recentemente pudemos desenvolver no âmbito do projecto “Metas de Aprendizagem” do Ministério da Educação. Projecto que tinha como finalidade a explicitação das “Metas de Aprendizagem” nas diferentes áreas curriculares / disciplinares e que viria a permitir que também as aprendizagens associadas às TIC, pela primeira vez no nosso País, fossem consideradas de forma integrada para os diferentes níveis que compõem a escolaridade, incluindo a educação pré-escolar. É uma síntese das ideias que presidiram ao trabalho desenvolvido pela equipa que coordenámos, e do produto a que se chegou (proposta de metas de aprendizagem na área das TIC), que aqui apresentamos. A análise crítica que o leitor possa realizar das metas de aprendizagem entretanto divulgadas oficialmente pelo Ministério da Educação através do site da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt), em particular a análise cuidada das metas da área das TIC, será o complemento natural necessário para a compreensão e discussão que se pretende estimular em torno da proposta a que se chegou.

Biografia do Autor

Fernando Albuquerque COSTA, Instituto de Educação Universidade de Lisboa

Fernando Albuquerque Costa é professor do Institute of Education of the University of Lisbon e PhD em Ciências da Educação na área de Currículo.

Publicado

2011-04-29