The Training of Teachers who Work in the Life Project Discipline of the New High School Curriculum in São Luís – MA

Authors

  • Izamoema de Santana Universidade Federal do Maranhão
  • Flavya Soraya Mendes Machado dos Santos Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0001-7421-2936
  • Maria José Albuquerque Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e57088

Keywords:

teacher training; life project; new High School.

Abstract

This study aims to investigate the relationship between teacher education and the practice of teachers who work with the Life Project discipline that is part of the new high school curriculum in Maranhão. Therefore, it is based on a theoretical framework on Teacher Education, through authors such as Imbernón (2011), Pimenta (1997), Tardif (2014) among others. This is a qualitative-quantitative and exploratory field research, carried out through an online form (Google Forms), in which the results indicate that there is a big variety in the initial training of teachers who work in the discipline, and demonstrate that the (a)s participants are divided between those who see positive contributions from their training and those who did not find a relationship between the Life Project discipline and their training, basing your practice on experience.

Author Biographies

Izamoema de Santana, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Orientação Educacional. Possui Especialização em Gestalt-terapia com ênfase em Psicoterapia. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI (2013). Com Licenciatura Plena em Química, também, pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI (2006). Atua como docente na rede pública desde 2006, tendo trabalhado nas esferas municipal e estadual no Piauí. E, atualmente, exerce a docência na Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (SEDUC-MA).

Flavya Soraya Mendes Machado dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão do Ensino na Educação Básica (PPGEEB) da Universidadade Federal do Maranhão (UFMA). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2005) e Pós-graduação na Área de Orientação, Supervisão e Gestão Escolar pela Faculdade Santa Fé (2007). Atualmente é Supervisora Escolar no CE José Giorceli Costa e professora do 3º ano do Ensino Fundamental na UEB Bandeira Tribuzzi. Tem experiência com Educação Profissional, Educação Escolar e Treinamentos. Participante do Grupo de Estudos de Currículo do Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica.

Maria José Albuquerque Santos, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) Cursou o Pós Doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/ Faculdade de Educação/FAE, sob a supervisão da professora doutora Marlucy Alves Paraíso, no período de 05 de agosto de 2017 à 05 de julho de 2018. Atualmente é estatutária da Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente em Currículo, Didática, Estágio Supervisionado e Educação Infantil..Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora Local do Curso de Pedagogia do Programa Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR/MEC/CAPES/UFMA. Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR/MEC/CAPES/UFMA Coordenadora do Grupo de Estudo Currículo da Educação Básica (GPCEB) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica.

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Published

2023-09-08

Issue

Section

Artigos