La Formación de Docentes que Trabajan en la Disciplina Proyecto de Vida del Nuevo Currículum Escuela Secundaria en São Luís – MA

Autores/as

  • Izamoema de Santana Universidade Federal do Maranhão
  • Flavya Soraya Mendes Machado dos Santos Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0001-7421-2936
  • Maria José Albuquerque Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e57088

Palabras clave:

formación de profesores; proyecto de vida; nueva Escuela Secundaria.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo investigar la relación entre la formación del profesorado y la práctica de los profesores que trabajan con la disciplina Proyecto Vida que forma parte del nuevo currículum de escuela secundaria en Maranhão. Por tanto, se basa en un marco teórico sobre la Formación Docente, mediante autores como Imbernón (2011), Pimenta (1997), Tardif (2014) entre otros. Se trata de una investigación de campo cualitativo-cuantitativa y exploratoria, realizada a través de un formulario online (Google Forms), en el que los resultados indican que existe una gran variedad en la formación inicial de los docentes que laboran en la disciplina, y demuestran que los participantes se dividen entre los que ven aportes positivos de su formación y los que no encuentran relación entre la disciplina del Proyecto de Vida y su formación, basar su práctica en la experiencia.

Biografía del autor/a

Izamoema de Santana, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Orientação Educacional. Possui Especialização em Gestalt-terapia com ênfase em Psicoterapia. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI (2013). Com Licenciatura Plena em Química, também, pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI (2006). Atua como docente na rede pública desde 2006, tendo trabalhado nas esferas municipal e estadual no Piauí. E, atualmente, exerce a docência na Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (SEDUC-MA).

Flavya Soraya Mendes Machado dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão do Ensino na Educação Básica (PPGEEB) da Universidadade Federal do Maranhão (UFMA). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2005) e Pós-graduação na Área de Orientação, Supervisão e Gestão Escolar pela Faculdade Santa Fé (2007). Atualmente é Supervisora Escolar no CE José Giorceli Costa e professora do 3º ano do Ensino Fundamental na UEB Bandeira Tribuzzi. Tem experiência com Educação Profissional, Educação Escolar e Treinamentos. Participante do Grupo de Estudos de Currículo do Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica.

Maria José Albuquerque Santos, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) Cursou o Pós Doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/ Faculdade de Educação/FAE, sob a supervisão da professora doutora Marlucy Alves Paraíso, no período de 05 de agosto de 2017 à 05 de julho de 2018. Atualmente é estatutária da Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente em Currículo, Didática, Estágio Supervisionado e Educação Infantil..Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora Local do Curso de Pedagogia do Programa Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR/MEC/CAPES/UFMA. Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR/MEC/CAPES/UFMA Coordenadora do Grupo de Estudo Currículo da Educação Básica (GPCEB) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica.

Citas

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Publicado

2023-09-08

Número

Sección

Artigos