<strong>A ESCOLA MODERNA E O PARADOXO FREIREANO</strong>
Keywords:
autonomia – conscientização – práxis – prática pedagógica – perspectiva freireanaAbstract
Este texto se propõe a discutir, a partir do referencial freireano, os conceitos de autonomia, conscientização e práxis e as suas implicações para algumas questões educacionais contemporâneas. Para isso, apresentam-se inicialmente os significados que esses conceitos assumem e as relações que podem ser estabelecidas entre eles na teoria freireana. Em seguida, são abordados os fundamentos da escola na modernidade, que se originaram no contexto de transformações sociais, políticas e econômicas orientadas pelo capitalismo e que configuram, até os dias de hoje, as práticas e as relações que se efetivam no âmbito escolar. Por fim, evidenciam-se as implicações que os pressupostos freireanos apresentam à prática pedagógica dentro de uma conjuntura tão adversa, porém ambivalente, como a da escola moderna. Com base nessas análises, conclui-se que, conquanto a proposta freireana represente um paradoxo para a estrutura em que ainda está fundada a instituição educativa, é possível que seus princípios sejam concretizados p r meio do movimento de luta e de resistência de educadores progressistas, conscientes de seu compromisso político e empenhados na construção de uma educação mais democrática.Metrics
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Published
2012-04-02
How to Cite
Oliveira, G. N. B. de, & Claudio, C. E. (2012). <strong>A ESCOLA MODERNA E O PARADOXO FREIREANO</strong>. Revista E-Curriculum, 8(1). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/9033
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Artigos
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