<strong>OS PARADIGMAS TECNOPRODUTIVOS DO SISTEMA (1950-2000)</strong>

Autores/as

  • Jorge Norberto Cornejo Facultad de Ingeniería – Universidad de Buenos Aires.

Palabras clave:

Capitalismo, Educação, Ciência, Tecnologia

Resumen

O presente trabalho efetua uma análise da relação existente entre os sucessivos paradigmas tecno-produtivos que caracterizaram o sistema capitalista nos últimos cinqüenta anos do século XX, e as formas que a educação adquiriu na República Argentina durante o mesmo período. Divide-se o estudo em seis etapas, que seguem a evolução do capitalismo desde os modelos keynesianos até o paradigma neoliberal ortodoxo. Estas etapas encontram a correspondência com a educação na transformação progressiva experimentada pela escola, desde seu modelo inicial de instituição centrada na comunicação de conteúdos, passando por diversos estados Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós Graduação Educação: Currículo Revista E-Curriculum http://www.pucsp.br/ecurriculum Revista E-Curriculum, São Paulo,v. 1, n. 1, dez. - jul. 2005-2006. http://www.pucsp.br/ecurriculum intermediários, até a aplicação escolar de concepções do toyotismo. Finalmente, colocam-se as dúvidas e interrogações sobre o real valor desta última concepção como modelo de prática educativa.

Biografía del autor/a

Jorge Norberto Cornejo, Facultad de Ingeniería – Universidad de Buenos Aires.

Licenciado en Ciencias Físicas Profesor Universitario de Enseñanza Media y Superior en Física. Especialista en Política y Gestión de la Ciencia y la Tecnología. Profesión: Docente e investigador universitario. Actividad actual: Actualmente se desempeña como docente e investigador en el Gabinete de Desarrollo de Metodologías de la Enseñanza – Facultad de Ingeniería – Universidad de Buenos Aires.

Publicado

2010-07-04

Número

Sección

Artigos