<strong>TEORIA CRÍTICA DO CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA</strong>

Autores/as

  • Ana Lúzia Magalhães Carneiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Palabras clave:

formação de professores, currículo, teoria crítica

Resumen

A proposta dessa comunicação é realizar uma reflexão sobre a ação do professor universitário, partindo da minha própria prática, -- como sempre propôs Paulo Freire -- das leituras, estudos e pesquisas realizadas para preparação de aulas e, por meio da Teoria Crítica do Currículo discutir a fundamentação de que o trabalho docente pode e deve ser transformador e que os professores devem assumir seu papel como intelectuais transformadores para, dessa forma, não perpetuarem a passividade intelectual de estudantes que desejarem atuar como professores

Biografía del autor/a

Ana Lúzia Magalhães Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ana Lúzia Magalhães Carneiro, Mestre Em Educação-Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Centro Universitário São Camilo.

Número

Sección

Comunicação