Sobre la revista

A Revista e-Curriculum objetiva estimular a publicação, difundir estudos e pesquisas e elevar a qualidade da produção científica na área da educação, nos âmbitos nacional e internacional, com uma perspectiva crítica e emancipatória, comprometida com a superação de todo tipo de desigualdade e opressão, com particular interesse na subárea de Currículo.

 

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista é fruto da dedicação de pesquisadores em dar espaço à publicação de trabalhos inéditos, resultantes de pesquisas científicas sobre as temáticas que tratem de questões educacionais da atualidade e promovam a reflexão, o debate e as novas investigações nas subáreas relacionadas ao currículo. A Revista considera a questão curricular uma temática essencial para a construção e implantação de currículos escolares e de outros espaços educativos no mundo globalizado e um tema central das políticas públicas em educação, com o intuito de acelerar o desenvolvimento e a difusão do conhecimento científico na área. Está, pois, voltada à difusão de pesquisas acadêmico-científicas da área da Educação, com especial destaque para a subárea do Currículo, compreendendo que este é uma matéria primordial para o desenvolvimento da educação e da sociedade.

 

Políticas de Seção

Artigos

São textos que tratam de resultados de pesquisas de natureza teórica ou empírica e que expressam alguma contribuição original para as temáticas do campo de pesquisa da Educação, com potencial de contribuir para novas problemáticas de investigação e como referência de outros estudos.

Todos os trabalhos científicos dessa seção passam pelas etapas abaixo:

 

x Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Abrangem textos que apresentem uma análise de obra publicada nos últimos cinco anos, escritos originalmente me Português ou em outra linguas (Inglês, Espanhol, Francês, Italiano), com ênfase na área de Educação. As resenhas devem ter entre 3 a 6 páginas apenas (espaço 1,5 - fonte 12).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiês Temáticos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista e-Curriculum adota uma política de avaliação por pares, que se consubstancia nos seguintes procedimentos:

1. Recebimento do trabalho científico via sistema de submissão online, acessado via site da revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/index).

2. Análise, pelo Corpo Editorial, da pertinência do trabalho com relação à subárea do Currículo, escopo e critérios técnicos quanto às normas e padrões da revista (resumo, palavras-chave, abstract, keywords, padrões e normas).

3. Encaminhamento para pareceristas Ad hoc (dois por submissão), indicados pelo Corpo Editorial da Revista e-Curriculum, por seu comprovado conhecimento no tema do trabalho a ser avaliado. Os trabalhos são examinados por pares acadêmicos, garantindo-se o anonimato (blind peer review).

4. Análise e confrontação dos pareceres:

4.1. Os trabalhos aceitos são encaminhados aos autores com os dois pareceres favoráveis. O Corpo Editorial poderá solicitar reformulações no texto a partir de observações e possíveis recomendações indicadas pelos pareceristas e pelo Corpo Editorial.

4.2. Os trabalhos com pareceres divergentes são encaminhados a um terceiro parecerista para desempate.

4.3. Não são aceitos os trabalhos com dois pareceres contrários à publicação.

5. O aceite final e o agendamento da publicação do trabalho ocorrem somente depois do recebimento do texto reformulado e do atendimento às recomendações.

6. Após o aceite final, é de responsabilidade dos autores encaminhar os trabalhos para a revisão de linguagem, normas e padrão da Revista por profissional especializado indicado pelo periódico, bem como as despesas para tanto.

7. Todo esse processo garante o anonimato aos autores e avaliadores.

8. São considerados como critérios de avaliação dos trabalhos científicos:

a) Contribuição original e inédita para o campo de pesquisa indicado, para a área de Educação e suas subáreas, com destaque para o Currículo. Trabalho inédito é entendido como aquele que não foi integralmente publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira, em anais de congressos/seminários ou em espaços virtuais da internet que tenham a finalidade de divulgação de trabalhos científicos e acadêmicos.

b) Enquadramento na área: educação e subáreas do Currículo.

c) Alinhamento com o padrão adotado pela revista, conforme especificado nas diretrizes para autores.

d) Correção de linguagem, seguindo o formato de fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5, com margens de 2,5 cm e papel tamanho A4. Especificações mais detalhadas encontram-se em Diretrizes para Autores.

e) Atendimento às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme indicado no Template. Os artigos em língua estrangeira podem seguir as normas da American Psychological Association (APA).

f) Respeito aos princípios e critérios éticos da pesquisa.

 

Periodicidade

A Revista e-Curriculum adotou em 2023 a política de publicação de fluxo contínuo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.