<strong>DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS ÀS PRÁTICAS DE SALA DE AULA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES TRANSNACIONAIS DO ALGARVE (PORTUGAL) E ANDALUZIA (ESPANHA). ESTUDO DE CASOS MULTIPLE.</strong>

Autores/as

  • Francisco de Paula Rodríguez Universidad de Huelva Universidade do Algarve
  • Carolina Moreira de Sousa Universidade do Algarve / Escola Superior de Educação e Comunicação
  • María de la O Toscano Universidad de Huelva / Professora Contratada
  • António Manuel Guerreiro Universidade do Algarve / Professor Adjunto

Palabras clave:

Políticas educativas, Boas práticas TIC, Investigação internacional, Estudo de casos multiple

Resumen

O objetivo deste artigo é equacionar algumas pistas sobre a evolução paralela que tem existido entre as propostas políticas para a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC), nos últimos anos, em Portugal e em Espanha, bem como aumentar a consciencialização sobre as semelhanças e diferenças encontradas no estudo de quatro escolas que incorporaram as TIC no seu ensino, duas no Algarve e duas na Andaluzia. Constatou-se que não existe uma única maneira para a integração das TIC no currículo, dado que tal depende, entre outros fatores, das características das escolas, dos seus antecedentes inovadores, da formação dos seus docentes, isto é, cada caso demonstra a sua própria identidade.

Biografía del autor/a

Francisco de Paula Rodríguez, Universidad de Huelva Universidade do Algarve

- PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA ÁREA DE DIDÁCTICA E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.

- DOUTOR EM PSICOPEDAGOGIA PELA UNIVERSIDAD DE HUELVA: JULHO DE 2009.

- CONTRATADO INVESTIGADOR (PLAN PROPIO DA UNIVERSIDAD DE HUELVA: EM ESTADIA PÓS-DOUTORAL NA UNIVERSIDADE DO ALGARVE 2011-2013

- MASTER EM DOCENCIA UNIVERSITARIA PELA UNIVERSIDAD DE HUELVA: 2008-2009

- BOLSEIRO FPDI X PLAN PROPIO DA UNIVERSIDAD DE HUELVA: 2005-2008

- LICENCIATURA EM PSICOPEDAGOGÍA: Promoção 2.000-2.002. Universidad de Huelva.

- DIPLOMATURA EM MAGISTERIO EDUCAÇÃO PRIMARIA: Promoção 1.996-1.999.
Universidad de Huelva.

Carolina Moreira de Sousa, Universidade do Algarve / Escola Superior de Educação e Comunicação

Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Professora Coordenadora da Universidade do Algarve, departamento de Ciências Sociais e da Educação, área científica de Psicologia. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve

María de la O Toscano, Universidad de Huelva / Professora Contratada

Professora Contratada Doutora. Departamento de Educación, Área científica de Métodos da investigação e diagnóstico na Universidade de Huelva. Faculdade de Ciências da Educação

António Manuel Guerreiro, Universidade do Algarve / Professor Adjunto

Professor Adjunto. Ciências Exatas, Naturais e Desporto, Área científica da Matemática. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve

Publicado

2015-03-31

Número

Sección

Artigos