ELEMENTOS DE UMA HISTÓRIA DO CURRÍCULO: RELAÇÕES EDUCAÇÃO E PODER SOB REGIME TOTALITÁRIO NO BRASIL E NA ITÁLIA

Autores

  • Ademir Valdir dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

, história do currículo, currículo, educação, poder, fascismo

Resumo

O estudo apresenta a história do currículo combase no inter-relacionamento entre poder-educação-currículo, focando a formaçãoda infância e juventude. O objetivo é analisar aspectos de instituição da escolaprimária, perscrutando pelas relações entre poder autoritário, educação eorganização curricular em dois contextos: o regime de Benito Mussolini naItália (1922-1945) e o de Getúlio Vargas no Brasil (1930-1945). A metodologia écaracterizada por pesquisa documental com o uso de fonteslocalizadas em ambos os países: legislação, livros, cadernos, jornais escolarese panfleto. Osresultados indicam acordo entre as formas deengendrar e articular as relações entre poder e educação nos dois contextos,sustentando características vinculadas a influências políticas, sociais eculturais na história curricular, considerados os elementos da cultura materialda escola como expressão de uma composição curricular historicamente datada.Sob perspectiva comparativa, observado o locusdestinado à escola naqueles regimes totalitários, mostra-se que as complexasrelações entre poder-educação-currículo orbitaram ao redor do constructohistórico de uma escola fascistizada.

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Biografia do Autor

Ademir Valdir dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela UFSCar. Docente e pesquisador do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Santos, A. V. dos. (2015). ELEMENTOS DE UMA HISTÓRIA DO CURRÍCULO: RELAÇÕES EDUCAÇÃO E PODER SOB REGIME TOTALITÁRIO NO BRASIL E NA ITÁLIA. Revista E-Curriculum, 13(2), 232–251. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/15767

Edição

Seção

Artigos