POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO: traduções e ressignificações no contexto escolar

Autores/as

  • Jean Mac Cole Tavares Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisca Natália Silva INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (IFRN)

Palabras clave:

Contexto da prática, Ensino Médio Inovador, Tradução de políticas.

Resumen

Este trabalho discute a tradução do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) em uma escola estadual localizada na cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. Buscamos analisar a política do ProEMI, apontando os processos de tradução da política na escola, partindo dos discursos de docentes que atuam no Programa. Utilizamos como referência o ciclo de política de Stephen Ball (1992) e colaboradores, além de alguns interlocutores brasileiros, como Mainardes (2011) e Lopes (2005, 2006 e 2012), que ajudam a entender a construção da política a partir dos contextos de influência, de produção de texto e da prática. Para discutir o conceito de tradução nos baseamos em Lendvai e Stubbs (2012). Utilizamos como metodologia a análise das falas de 5 (cinco) docentes, obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, além de análise dos documentos norteadores do ProEMI. O estudo ponderou que o processo de significação da proposta pela instituição envolveu influências e negociações de sentidos, traduzindo as ações conforme os embates e lutas do contexto da prática.

Biografía del autor/a

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1995), especialização em teoria e metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). É professor adjunto 4 do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grando do Norte (UERN). É coordenador do Grupo de Estudo Contexto e Educação. Coordena ainda, pesquisas sobre o mundo do trabalho e a formação escolar no ensino médio nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará com apoio do CNPQ, da FAPERN e da FUNCAP. Participa também do projeto de extensão "Laboratório de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire e Educação Popular" (LEFREIRE) na UERN. Foi tutor do PET Pedagogia UERN, entre dezembro de 2010 e Janeiro de 2013. Atualmente realiza estudos de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a supervisão de Alice Casimiro Lopes.

Francisca Natália Silva, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (IFRN)

Graduada em pedagogia (UERN). Ex-bolsista do PET Pedagogia (UERN). Mestrado em Educação (IFRN).

Publicado

2016-08-16

Número

Sección

Artigos