<strong>REA (RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS) – CONHECIMENTOS E (DES)CONHECIMENTOS</strong>
Palabras clave:
Recursos educacionais abertos, TICs, Educação abertaResumen
Os REA (Recursos Educacionais Abertos) têm surgido como uma proposição de construção de materiais didáticos que podem dar sustentação a Educação Aberta de qualidade, além de possuirem a potencialidade de promover uma aprendizagem em sintonia com as novas formas de sociedade e de construção do conhecimento do século XXI, baseados na diluição das autorias, coletivização, colaboratividade, co-criação e conexão. Nesta perspectiva, este artigo visa refletir sobre a extensão da compreensão dos REA por agentes e pesquisadores da educação, a partir da realização de uma pesquisa-ação que envolveu 14 doutorandos e duas coordenadoras de pesquisa da área da educação que mediaram o processo investigativo. A pesquisa considerou a temática tanto do ponto de vista da utilização quando da produção de REAs e envolveu os participantes em um processo investigativo realizado durante os encontros do Seminário de Aprofundamento de Tese, do programa de Doutorado em Educação, da PUCPR. Por meio de um questionário online aplicado junto aos participantes doutorandos, a pesquisa permitiu perceber que, apesar dos prognósticos positivos da sua adoção, seu conhecimento ainda está restrito a uma pequena esfera de pesquisadores, o que denota uma necessidade real de propor discussões que envolvam o tema em processos de formação de professores ou em programas de formação continuada. Os professores devem ter a oportunidade de discutir amplamente o assunto para que possam estar em sintonia com as possibilidades e potencialidades trazidas pela Internet e suas implicações, incluindo entre estas os REA e as possibilidades teóricas e práticas de novas possibilidades de aprendizagem.
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