MEMORIAL REFLEXIVO: PAIXÕES REVISITADAS

Autores/as

  • Marina Graziela Feldmann PUC-SP

Palabras clave:

Memorial. Programa de Pós-Graduação em Educação, Currículo. Pesquisa. Gestão e formação de professores.

Resumen

O artigo trata de memorial reflexivo sobre a minha trajetória pessoal e profissional articulada à existência dos 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. Na primeira parte relato a minha aproximação com a questão da educação e o início da travessia enquanto aluna e professora. A segunda trata sobre o caminho percorrido para aprender o que é ser professora. A terceira aborda como me constitui docente, pesquisadora e gestora. A quarta explicito o encontro entre duas paixões que revisito nesse momento: o próprio Programa Currículo e o significado em minha vida da questão formação de professores. Finalizo considerando as marcas que carrego comigo geradas no interior do Programa: a busca incessante da educação como processo de humanização, o compromisso político e social da transformação, o prazer pelo conhecimento e a amorosidade entre as pessoas que habitaram e habitam esse importante espaço que muito contribuiu para a consolidação da pós-graduação em educação no Brasil.

 

Biografía del autor/a

Marina Graziela Feldmann, PUC-SP

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Atualmente é professor titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Atua como docente na Linha de Pesquisa Formação de Educadores no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo.

Publicado

2015-09-30

Número

Sección

Memória e Documentos