FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA: A “OUSADIA” NA DIALOGICIDADE ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA

Autores/as

  • Glaucia da Silva Brito Universidade Federal do Paraná, PR.
  • Ariana Gerzson Knoll Universidade Federal do Paraná, PR.
  • Michele Simonian Instituto Federal do Paraná, PR.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p221-248

Palabras clave:

Formação continuada de professores. Universidade. Ensino Fundamental.

Resumen

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma experiência do Grupo de Estudo e Pesquisa Professor, Escola e Tecnologias Educacionais (Geppete) ao planejar, desenvolver e avaliar a formação “Tecnologias e Educação na Cibercultura”, sendo este integrante do projeto de formação continuada de professores – EduPesquisa. Esse curso ocorreu por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, a Universidade Federal do Paraná e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação durante os anos de 2013 a 2015. Foram referências dessa produção quanto à metodologia autores como Saldaña (2013) e Bardin (2009) e na análise qualitativa dos dados o software ATLAS.ti. No que se refere à fundamentação teórica, foram referência os autores Marcelo (1999) e Freire (1968; 1987;1998). A questão norteadora centrou-se em analisar os resultados da formação continuada baseada na pesquisa por meio da parceria entre universidade e escola a partir de depoimentos de professores(as). As categorias explicativas reveladas no processo foram: as emoções dos(as) professores(as) frente à oportunidade de estudar e pesquisar em serviço, as mudanças conceituais e de visão sobre a pesquisa, bem a escrita (em forma de artigo) dos ensaios de estudo, pesquisa e reflexão, comunicando-os aos pares e à comunidade acadêmica. Em síntese, podemos afirmar que a experiência vivida pelos professores reaproximou-os da universidade e da “vida teórico-acadêmica”, articulando a realidade  pessoal e profissional do(a) professor(a) da educação básica às demandas da academia.

 

Biografía del autor/a

Glaucia da Silva Brito, Universidade Federal do Paraná, PR.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Cultura, Escola e Ensino da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Grupo de pesquisa Geppete: Grupo de estudos e pesquisa professor, escola e tecnologias educacionais. 

Ariana Gerzson Knoll, Universidade Federal do Paraná, PR.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Educação: Cultura, Escola e Ensino. Bolsista Capes/CNPQ.

Michele Simonian, Instituto Federal do Paraná, PR.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Educação: Cultura, Escola e Ensino. Professora do Instituto Federal do Paraná.

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009. BRASIL.UFPR. Projeto Básico EduPesquisa 2014. Curitiba,29 de agosto de 2014.

BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da .Educação e novas tecnologias: um re-pensar. 3. ed. Curitiba: Editora IBPEX Dialógica, 2011.

CASTELLS, Manuel.A Sociedade em rede.6.ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002. FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Tradução de Claudia Schilling. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

______. Pedagogia do Oprimido. 24. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da Autonomia. 6. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1998.

______. Pedagogia da Autonomia. 52. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014.

GATTI, Bernadete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Educ. Rio de Janeiro, v13 n.37, 2008.

LÉVY,Pierre.Cibercultura.Trad.CarlosIrineudaCosta. SãoPaulo:Editora34, 1999.

MARCELO, Carlos García .Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora,1999.

NÓVOA, A. Nota de apresentação. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

RAMAL, Andrea Cecília. Educação na Cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SALDAÑA, Johnny. The Coding Manual for Qualitative Researchers.London: Sage,2013.

SIMONIAN, Michele. Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem: elementos reveladores da experiência de professores da educação básica. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação). Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009. Disponível em:<http://www.ppge.ufpr.br/teses/M09_simonian.pdf> Acesso em: 27 out.2016.

SIMONIAN, Michele. Formação Continuada do Pedagogo: elementos estruturantes da articulação das tecnologias na cultura da escola. Projeto de Tese. Apresentado no Seminário Avançado de Tese em 2015. Curitiba:PPGE/UFPR, 2015.

SIMONIAN, Michele. Plano de Estudos no Exterior: Edital 19/2016 Capes. Curitiba: PPGE/UFPR, 2016.

STRECK, Danilo.R; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José.(orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

VALENTE, J. A. Educação ou aprendizagem ao longo da vida. Pátio. Revista Pedagógica. Porto Alegre, v. 8, n. 31, p. 12-15, 2004. Disponível em < http://www.redadultosmayores.com.ar/buscador/files/DESAR005.pdf> Acesso em 26/02/2017.

Publicado

2017-03-31

Número

Sección

Artigos