DIVERSIDADE E IN/EXCLUSÃO: VOZES E SILÊNCIOS NA FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p668-693Palabras clave:
Diversidade, In/exclusão, Pedagogia, Formação, Projeto Político-pedagógico.Resumen
Este trabalho de pesquisa tem como temática central a diversidade nos processos formativos no curso de Pedagogia, pois tanto escola como universidade são produzidas/produtoras de um contexto plural, multicultural e de múltiplas identidades. Nesse sentido, problematiza-se “como é produzido o discurso de diversidade, considerando o processo de formação do/a pedagogo/a na dimensão de educação para todos/as? ”. Logo, como objetivo geral optou-se por compreender a produção discursiva acerca da diversidade, considerando os processos formativos do/a pedagogo/a na dimensão de educação para todos/as. Os aportes teórico-metodológicos desenharam-se mediante uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando-se, para a produção de dados, da análise documental do projeto pedagógico de um curso de pedagogia (noturno) de uma Universidade pública do Rio Grande do Sul. Considera-se que dialogar e problematizar sobre diversidade é um processo formativo, o qual transcende a formação formal em um curso de licenciatura; como participantes dos diversos processos educativos, é necessário estabelecer relações reflexivas entre os saberes disciplinares e os saberes da prática educativa, (des)construindo conceitos, ao olhar o interior de nossas ações, as quais resultam em mudanças nas práticas pedagógicas essenciais para a reflexão da diversidade cultural e dos mecanismos de in/exclusão presentes na sociedade contemporânea.
Citas
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