DIVERSIDADE E IN/EXCLUSÃO: VOZES E SILÊNCIOS NA FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A

Autores/as

  • Joacir Marques da Costa Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Marilene Gabriel Dalla Corte Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Luciana Guilhermano da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM http://orcid.org/0000-0002-8951-5144

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p668-693

Palabras clave:

Diversidade, In/exclusão, Pedagogia, Formação, Projeto Político-pedagógico.

Resumen

Este trabalho de pesquisa tem como temática central a diversidade nos processos formativos no curso de Pedagogia, pois tanto escola como universidade são produzidas/produtoras de um contexto plural, multicultural e de múltiplas identidades. Nesse sentido, problematiza-se “como é produzido o discurso de diversidade, considerando o processo de formação do/a pedagogo/a na dimensão de educação para todos/as? ”. Logo, como objetivo geral optou-se por compreender a produção discursiva acerca da diversidade, considerando os processos formativos do/a pedagogo/a na dimensão de educação para todos/as. Os aportes teórico-metodológicos desenharam-se mediante uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando-se, para a produção de dados, da análise documental do projeto pedagógico de um curso de pedagogia (noturno) de uma Universidade pública do Rio Grande do Sul. Considera-se que dialogar e problematizar sobre diversidade é um processo formativo, o qual transcende a formação formal em um curso de licenciatura; como participantes dos diversos processos educativos, é necessário estabelecer relações reflexivas entre os saberes disciplinares e os saberes da prática educativa, (des)construindo conceitos, ao olhar o interior de nossas ações, as quais resultam em mudanças nas práticas pedagógicas essenciais para a reflexão da diversidade cultural e dos mecanismos de in/exclusão presentes na sociedade contemporânea.

 

Biografía del autor/a

Joacir Marques da Costa, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Doutor em Educação. Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa. Pesquisador do Grupo ELOS/CNPq.

Marilene Gabriel Dalla Corte, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa GESTAR/CNPq/UFSM. 

Luciana Guilhermano da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Participante nos Grupos de Pesquisa GESTAR/CNPq/UFSM e ELOS/CNPq/UFSM. 

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Publicado

2018-10-08

Número

Sección

Artigos