“NÃO É SÓ PELO DIPLOMA”: AS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS E OS PROCESSOS CURRICULARES

Autores/as

  • Regina Moura Macedo Professora Doutora em Educação - Mestrado em Educação - Graduação em Pedagogia. Professora do Colégio Pedro II
  • Neila Monteiro Monteiro Espindola Colégio Pedro II - Mestrado UERJ
  • Allan Carvalho Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Palabras clave:

Ocupação das escolas. Currículos. Cotidiano escolar.

Resumen

A proposta deste artigo é pôr em discussão saberes produzidos e processos vividos durante a ocupação das escolas estaduais do Rio de Janeiro, a fim de contribuir para o debate sobre os currículos das escolas públicas brasileiras. Constituindo-se como um estudo nos/dos/com os cotidianos escolares (Alves, 2008), compreende os estudantes como praticantes (Certeau, 1994), como inventores de táticas e astúcias para forjar suas trajetórias formativas nos múltiplos contextos, com as múltiplas redes em que tecem experiências e sentidos (Alves, 2008). Visa a problematizar as relações entre os currículos instituídos e os currículos produzidos nas escolas, identificando desafios e indícios do que seria uma escola de qualidade para os estudantes. Para tanto, historia o processo das ocupações das escolas no Brasil e analisa narrativas produzidas por estudantes e professores em debate sobre as ocupações, ocorrido na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Como opção teórico-metodológica, considera as conversas (Larrosa, 2003) e os diálogos (Freire, 1996 e Bakhtin, 1997) como fundantes. Busca evidenciar conhecimentos antes silenciados (Santos, 2004) ao abordar práticas curriculares narradas pelos estudantes. Pistas dadas pelas narrativas apontam grande descompasso entre as políticas instituídas e os modelos de escola praticados nas ocupações, sugerindo disputas importantes, em busca da desejada emancipação social e de um projeto de escola com a qualidade desejada pelos estudantes.

Biografía del autor/a

Regina Moura Macedo, Professora Doutora em Educação - Mestrado em Educação - Graduação em Pedagogia. Professora do Colégio Pedro II

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado (2005) e doutorado (2014) em Educação, cursados no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (Proped) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora das séries iniciais do ensino fundamental, na Unidade São Cristóvão I, do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Desenvolve estudos e pesquisas que envolvem, principalmente, os seguintes temas: qualidade da educação pública; cotidianos escolares; salas de aula; práticas emancipatórias e redes de saberes.

Neila Monteiro Monteiro Espindola, Colégio Pedro II - Mestrado UERJ

Professora do Colegio Pedro II

Allan Carvalho Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente é Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação -Processos Formativos e Desigualdade Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-PPGEDU e tem pesquisado Currículo, Políticas Curriculares e Estudos dos Cotidianos. É membro dos Grupos de pesquisa "Formação de Professores, processos e práticas educativas", coordenado por Helena Fontoura da FFP/UERJ e do Grupesq " Cotidiano Escolar e Currículo" liderado pela professora Inês Barbosa de Oliveira, PROPED/UERJ.Tem publicações Nacionais e Internacionais .

Publicado

2016-12-30

Número

Sección

Dossiê:Aqui já tem currículo:produções e experiências educativas pelo direito à diferença e à justiça social e cognitiva