<strong>APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA:PROFESSORES FORMADORES</strong>

Autores/as

  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Universidade Presbiteriana Mackenzie Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

Formação de professores, Formadores de professores, Base de conhecimento para o

Resumen

Evidenciam-se atualmente, no cenário brasileiro, investimentos quanto à elaboração, implementação e acompanhamento de políticas públicas educacionais voltadas à formação de professores. Evidencia-se, igualmente, que a ênfase em boa parte das propostas e experiências atuais recai sobre processos de formação inicial e continuada de professores do ensino infantil, fundamental e médio, considerando diferentes contextos e modalidades de ensino. A docência no ensino superior é ainda território que apresenta iniciativas tímidas - comparativamente às demais -, embora mais recentemente também tenha passado a fazer parte do debate da área de forma mais sistemática. Não há programas de formação para professores do ensino superior e apenas uma parte do corpo docente envolvido com cursos de formação de professores tem algum tipo de preparação pedagógica. Esse artigo apresenta alguns aspectos relacionados a características e papéis de formadores de professores que deveriam ser considerados por políticas públicas educacionais: a) a importância de uma base de conhecimento sólida e flexível, imprescindível para que o formador desempenhe suas funções, oportunizando situações e experiências que levem o futuro professor a ‘aprender a ensinar’ de diferentes formas para diferentes tipos de clientelas e contextos; b) a necessidade de construção de estratégias de desenvolvimento profissional que não sejam invasivas e que permitam a objetivação de crenças, valores, teorias pessoais; c) a importância de construção de comunidades de aprendizagem que envolvam professores das escolas e formadores da universidade de forma a propiciar processos de desenvolvimento profissional mais apropriados à profissão docente e d) a consideração da ‘atitude investigativa’ como eixo da formação do formador: formação do formador conceptualizada (COCHRAN-SMITH, 2003) como um processo contínuo e sistemático de investigação, no qual os participantes questionam suas suposições e as dos seus pares e constroem conhecimento local e público apropriado para contextos em mudança.

Biografía del autor/a

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Presbiteriana Mackenzie Universidade Federal de São Carlos

Graduação – Pedagogia – UNESP/São José do Rio Preto - Especialização em Didática – Karl Ruprecht Universität e Pädagogische Hochschule Heidelberg – Alemanha - Mestrado em Educação – PUC/Rio de Janeiro - Doutorado em Ciências Humanas – PUC/Rio de Janeiro - Pós-Doutorado – Santa Clara University – Califórnia/EUA - Professor titular pela Universidade Federal de São Carlos - Área de Atuação: Formação de Professores - Instituições: - Universidade Presbiteriana Mackenzie - Universidade Federal de São Carlos

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