<strong>(RE) SIGNIFICANDO A ESCOLA COMO ESPAÇO FORMATIVO: DOS DIÁLOGOS COM A COMUNIDADE ESCOLAR À SISTEMATIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS</strong>

Autores/as

  • Gomercindo Ghiggi Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS

Palabras clave:

pesquisa da realidade, gestão escolar, diálogo formativo

Resumen

O texto faz parte da pesquisa interinstitucional (Re) significando a escola como espaço formativo: dos diálogos com a comunidade escolar à sistematização de conhecimentos, que reúne pesquisadores da UNISINOS e da UFPel que investigam a escola como lócus formativo. A pesquisa utilizou para coleta de dados relatos de três professoras de uma Escola Estadual do RS, que fizeram parte da Equipe Diretiva, durante o período de 1996 a 2006. Solicitamos que as professoras produzissem textos relatando suas experiências como equipe de trabalho, expressando o significado destas na sua formação. A análise dos dados está alicerçada nas dimensões do diálogo e reflexão e tem a pesquisa da realidade e suas implicações no cotidiano da escola como construto articulador mais amplo. As situações formativas experienciadas são compreendidas como constituição e negação, oposição e resistência. As reflexões permitem dizer que a articulação realizada nesta gestão muniu o grupo da escola com subsídios para a organização do trabalho peda ógico na direção de práticas emancipatórias.

Biografía del autor/a

Gomercindo Ghiggi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS

GHIGGI, Gomercindo. Professor da Universidade Federal de Pelotas. Departamento de Fundamentos da Educação ZANCHET, Beatriz M. B. Atrib.Professora da Universidade Federal de Pelotas. Departamento de Ensino. FORSTER, Mari Margarete dos Santos. Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Programa de Pós- Graduação em Educação

Número

Sección

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