<strong>FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: A MUDANÇA DO “OLHAR” COM RELAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO</strong>

Autores/as

  • Vitória Kachar Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Palabras clave:

Formação inicial de professores, Tecnologias da informação e comunicação, Pedagogia

Resumen

O artigo trata de uma investigação sobre a formação inicial de professores ao serem preparados para utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto educacional. O trabalho é fundamentado em estudos sobre a formação de professor com os TICs na educação. A pesquisa-ação foi elaborada junto aos alunos do 1º ano do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. O ambiente de formação inicial privilegiou a preparação para a aquisição de competências técnico-operacional, teórico-conceitual e pedagógico com as TICs, na direção de uma prática educativa inovadora. O instrumento de investigação foi um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados quantitativos foram tabulados e transformados em porcentagens para interpretação. As informações qualitativas foram analisadas e separadas por categorias. A partir dos resultados foi possível identificar os aspectos na mudança e na ampliação do “olhar” do aluno.

Biografía del autor/a

Vitória Kachar, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professora Doutora em Educação. Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Número

Sección

Artigos