LA MIRADA DEL PROFESORUNIVERSITARIO SOBRE LA AUTONOMÍA DEL ALUMNO EM AMBINETES DE TECNOLÍGIAS DE APRENDIJAZE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1855-1884

Palabras clave:

Profesor, Autonomía alumno, Enseñanza Superior, Proceso de Aprendizaje.

Resumen

Este trabajo consiste en una investigación sobre la percepción de profesores de la enseñanza superior de dos instituciones públicas en la ciudad de Maceió con respecto a la autonomía del alumno. Tiene por objetivo investigar como el profesor universitario percibe la autonomía del discente en el proceso de aprendizaje, teniendo como propósito el uso de nuevas metodologías, de las tecnologías de la información y comunicación (TIC) y de la integración entre todos los participantes. La verificación de la existencia de dicha autonomía del alumno es un proceso complejo, pues involucra varios elementos personales, tales como: iniciativa, organización, motivación, interacción, con las partes implicadas; y externos tales como: estructura de organización, currículo, metodología utilizada, relación pedagógica, así como el formato del sistema educativo. La metodología adoptada se fundamenta en la investigación cualitativa con enfoque descriptivo. A partir del análisis de los datos en la perspectiva del profesor, se han sugeridos cambios en el currículo, en nuevas metodologías como el aprendizaje basado en problemas, el uso de la enseñanza híbrida y del aula de clase invertido. Ellos también han citado que las tecnologías pueden ser usadas para ayudar en ese proceso de aprendizaje, desde que los alumnos tengan madurez, responsabilidad y disciplina para usarlas, pues ellas pueden también despistarlos. Hay la necesidad de una profundización del tema ya que se puede comprender que, aunque tengamos niveles de autonomía, no nos es posible ser totalmente autónomos en ese proceso de aprendizaje.

Biografía del autor/a

Wladia Bessa da Cruz, IFAL - INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (1995) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Atualmente é professora de informática do IFAL (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas) e doutoranda do Programa de Engenharia Industrial da UFBA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Educação a distância e Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: chat, formação de professores, educação a distância,ambientes virtuais de aprendizagem e ferramenta síncrona.

Marcio Luis Ferreira Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em física pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em física da matéria condensada pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em ciência e engenharia dos materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com estágio sandwich no Bundesanstalt für Materialforschung und-prüfung, Berlin/Alemanha. Entre 2004 e 2008 realizou estudos de Pós-Graduação na UFSCar e na Technischen Universität Clausthal / Alemanha. Publicou mais de 79 artigos científicos completos em periódicos especializados, 16 completos em anais de eventos junto com outros 15 resumos expandidos, além de mais de 115 apresentações, entre congressos, simpósios e encontros, tanto nacionais quanto internacionais (destes, 26 ocorreram como convidado). Seus trabalhos têm mais de 670 citações em bases bibliográficas como ISI/Scopus. É professor associado I em dedicação exclusiva da Escola Politécnica - Departamento de Engenharia Química, e do Instituto de Humanidades, Artes & Ciências (IHAC), ambos da Universidade Federal da Bahia. É ainda professor permanente, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial e vice-coordenador do Mestrado Profissional, ambos da Escola Politécnica da UFBA. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, líder do Laboratório de Materiais Vítreos da UFBA: www.lamav.ufba.br e do grupo de nanotecnologia: www.nano.ufba.br, e componente de dois outros grupos de pesquisa bastante atuantes no país. Desta forma, foi responsável pela implantação de um dos primeiros núcleos de pesquisa brasileiros sobre materiais vítreos na Bahia. Foi vice-chefe do Departamento de Engenharia Química (2012-2017) e vice-diretor do IHAC (2010-2013). Já atuou como Coordenador do Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia da UFBA (2009-2011) e vice-coordenador acadêmico do IHAC (2009), campus Salvador. Tem experiência nas áreas de Física do Estado Sólido, Ciência e Engenharia de Materiais (ambos em estudos de aspectos dinâmicos do estado vítreo, como cinética de cristalização - nucleação & crescimento de cristais, processos de difusão, sinterização, fluxo viscoso e condução iônica), além de ter trabalhos em tópicos específicos de Ensino de Ciências e Matemática. Costuma escrever textos de divulgação científica e matemática em jornais de grande circulação. Atualmente também pesquisa argilominerais modificados micro e nanoestruturalmente, bem como biomateriais. É membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Foi co-autor, junto com Luiz Barco, da série televisiva Arte & Matemática (2001) e do livro Matemática - Construção e Significado (Editora Moderna, 2006).

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidadde Federal de Alagoas

Doutora na área de Educação:Currículo, (PUC-SP) Mestre em Educação (UFAL, 2003), Especialização em Informática Educativa; Metodologia no Ensino Superior e Educação a Distância com ênfase na Docência e na Tutoria em EAD (PUCRS). Licenciada em Pedagogia Licenciatura Plena (UFAL) Atualmente é professora do Centro de Educação, da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em planejamento, concepção, Formação Pedagógica de Professores Universitários, implementação e avaliação de ações na modalidade a distância, Atuou como coordenadora no Curso de especialização Estratégias Didáticas para Educação Básica, com uso das TIC período de set/2014 a fev/2016. Durante o período de 2014 a 2018 foi coordenadora de área do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID/MEC/UFAL/Curso de Pedagogia. Em 2018-2019 cursando pós doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Universidade do Minho Portugal. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, coordenação de tutoria presencial e online, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância. Atua como formadora no programa PROFORD das Pró-Reitorias PROGRAD E PROGEP da UFAL

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Publicado

2019-12-19

Número

Sección

Artigos