TEIP EN EL ESPEJO: POLÍTICA PORTUGUESA PARA LA PROMOCIÓN DEL ÉXITO ESCOLAR BASADO EN LA JUSTICIA SOCIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p933-962

Palabras clave:

Portugal, TEIP, Justicia social, Justicia curricular, Política educativa.

Resumen

El artículo analiza los efectos de la Política de Intervención de Prioridad Educativa Territorial (TEIP) en Portugal, como una medida para promover el aprendizaje y el éxito escolar, basado en la caracterización del marco político y las percepciones de los docentes de educación básica y superior involucrados en esta política. Metodológicamente, el estudio sigue una orientación cualitativa que utilizó documentos legales y entrevistas reflexivas con tres maestros directivos de centros escolares de la Región Metropolitana de Porto e docentes de educación superior con intervención activa en estudios curriculares y en el programa TEIP. Como resultado, se concluye que el TEIP es una política de discriminación positiva que, en sus principios y propósitos, se alinea con los conceptos de justicia social y curricular y, en el contexto de las escuelas/ agrupaciones de escuelas, promovió el movimiento de cambio y en las formas de pensar de profesores y directores. Las mejoras en el éxito escolar han estado ocurriendo gradualmente y coexisten con límites que van más allá de la escuela. En estos, sin embargo, se identifican tensiones entre la dimensión de cuidar, proteger, promover el desarrollo personal y social y promover el éxito escolar.

Biografía del autor/a

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Graduação em Serviço Social (1982) e Mestrado em Serviço Social (1995 )pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é professora titular nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e em Gestão Educacional (Profissional), na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora coordenando o Projeto de Pesquisa Evasão escolar, gestão e formação de recursos humanos em escolas públicas de ensino médio no município de São Leopoldo-RS. Tem experiência em Gestão Universitária com atuação na coordenação de cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Senso e áreas administrativas. Tem experiência acadêmica e produção nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Gestão de Pessoas, Trajetórias Profissionais, Políticas Educacionais, Gestão Educacional e Escolar, Avaliação Educacional e Indicadores de Qualidade. Participa como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) - UFMG e História, Política e Gestão da Escola Básica - UNISINOS, Trabalho Educação e Conhecimento - UFRGS. Atualmente é Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de de Prevenção da Evasão Escolar (ABAPEVE).

Carlinda Leite, Universidade do Porto

Doutoramento em Ciências da Educação. Professora Emérita da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Membro do Centro de investigação no CIIE. Pesquisadora nas temáticas: Políticas educacionais e curriculares; Educação e multiculturalidade; Avaliação das aprendizagens; Avaliação institucional e da qualidade da formação; Políticas e modelos de formação de professores; Docência no ensino superior

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Publicado

2019-09-28

Número

Sección

Dossiê Temático: Em busca da justiça curricular: as possibilidades do currículo escolar na construção da justiça social