A CULTURA DIGITAL NO CURRÍCULO: CENÁRIOS ATUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p57-81

Palavras-chave:

Cultura Digital, Competência Digital, BNCC, Currículo do Território Catarinense

Resumo

Este artigo discute algumas das principais diretrizes nacionais e internacionais para a abordagem da cultura digital na educação na última década, com vistas à sua inserção nos currículos e na formação de professores. No contexto brasileiro, destacamos a Base Nacional Comum Curricular (2017) que, seguindo a tendência internacional, organizou-se em competências e habilidades, não sem muitas críticas e polêmicas. O documento sugere a ampliação do protagonismo da cultura digital na construção dos currículos, o que permite que tanto os conteúdos quanto as estratégias didáticas para o trabalho com a cultura digital sejam definidos nos contextos regionais e locais. O artigo examina, também, o caso de Santa Catarina, onde o currículo regional (2019) sugere que a questão seja explorada e detalhada nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, o que identificamos como uma brecha para que os professores participem das escritas curriculares, com base em suas realidades e experiências docentes em campo.

Biografia do Autor

Lídia Miranda Coutinho, Universidade Federal de Santa Catarina, Lages, Santa Catarina

Doutora em Educação (PPGE/UFSC), pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA/PPGE-CED/UFSC/CNPq), Mestre em Educação (UDESC-2009) e Jornalista (UNISUL - 2003). 

Gilka Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina, Lages, Santa Catarina

Dra. em Comunicação, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSC, líder do grupo de pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA/PPGE-CED/UFSC/CNPq)

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2021-03-30

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Artigos