DESAFÍOS Y SUPERACIONES DEL CONTINUO PROCESO DE IMPLEMENTACIÓN POLÍTICA Y PEDAGÓGICA DE LA UFPR LITORAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1118-1139

Palabras clave:

Innovación Curricular, Educación Universitaria, Educación Emancipatoria, Formación Continua del Profesorado, Evaluación Permanente.

Resumen

Este artículo presenta reflexiones sobre la implementación de la propuesta político-pedagógica de la UFPR Litoral. Las perspectivas de estas reflexiones son los impactos sufridos y superados en 15 años de historia, envuelvendo temas tales como: constitución y formación continua del equipo; gestión de actos curriculares innovadores y proceso de evaluación permanente, participativo y reflexivo. Las consideraciones se desarrollan a partir de las experiencias de los autores en el proyecto y de la lectura crítica del proyecto político pedagógico institucional, a la luz de los autores como Hernandez (2000), Masetto (2012), Sánchez(2007), entre otros. Los resultados de estas praxis indican que el rescate de los principios fundacionales de este proyecto es necesario en el contexto institucional actual y que hay caminos a seguir más allá del Curriculum propuesto en el Proyecto Político Pedagógico.

Biografía del autor/a

Rodrigo Rosi Mengarelli, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor da Universidade Federal do Paraná desde 2009. Possui mestrado em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Atua como docente em cursos de licenciaturas e pós-graduação. Participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares (FORPEC) da PUC-SP trabalhando com temas como Formação docente no Ensino Superior; Diversidade Cultural e Currículo;e Inovações Curriculares no Ensino Superior. Atua no projeto de extensão "Agroecologia nas Escolas" da UFPR Litoral.

Valdo José Cavallet, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1978), mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1988) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Pisa - Itália (1997). Atualmente é professor titular da UFPR Litoral. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, educação profissional e tecnológica, (des) envolvimento sustentável, formação de professores, formação profissional, gestão e avaliação educacional e projetos político-pedagógicos emancipatórios. Foi Pro-Reitor de Graduação da UFPR Período 2002 - 2006. Diretor da UFPR Litoral Período 2006 - 2016.

Citas

CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança da escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

COUTO, Ligia Paula. A pedagogia universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: por uma cultura da docência e construção da identidade docente. Orientadora: Selma Pimenta. 2013. 188 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: Ed. Junqueira&Marin, 2005.

CUNHA, Maria Isabel da; FAGUNDES, Maurício César Vitória. Discutindo Projetos emancipatórios no contexto da universidade pública no Brasil. Cadernos de Educação, Pelotas, v.30, p.25-44, 2008.

FAGUNDES, Maurício César Vitoria. Mudar a universidade é possível?: desafios e as tensões de um projeto pedagógico emancipatório. Curitiba, Ed. CRV, 2012.

FELDMANN, Marina Graziela. Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Senac, 2009.

GIMENO SACRISTÁN, José. Por qué habría de renovarse la enseñanza en la universidad? In: MARTÍNEZ, Juan Bautista. Innovación em la universidad: práticas, políticas y retóricas. Barcelona: Graó, 2012. p. 27-52.

HAMERMÜLLER, Douglas Ortiz. Possibilidades e limites do exercício da autonomia dos estudantes na ufpr litoral: os projetos de aprendizagem em foco. Orientadora: Regina Michelotto. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

HERNANDEZ, Fernando (Org.). Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre: Artmed, 2000.

JOUCOSKI, Emerson. Desenvolvimento profissional e inovação curricular na licenciatura em ciências da ufpr litoral. Orientador: Alberto Vilani. 2015. 336 f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

KELLER-FRANCO, Elize. Movimentos de Mudança: um estudo de caso sobre inovação curricular em cursos de licenciatura da UFPR Litoral. Orientador: Marcos Masetto. 2014. 263 f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

MASETTO, Marcos Tarciso. Inovação no ensino superior. São Paulo, Edições Loyola, 2012.

MASETTO, Marcos Tarciso. Trilhas abertas na universidade: Inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. São Paulo: Summus, 2018.

MASETTO, Marcos Tarciso; GAETA, Cecília. Currículo inovador: um caminho para os desafios do ensino superior. Revista FORGES, v.4, n.2, p.273-290, 2016.

MENGARELLI, Rodrigo Rosi. Inovação curricular universitária: o constante processo de constituição político-pedagógica da UFPR Litoral e os desafios na formação de seus atores. Orientador: Marcos Masetto. 2017. 169 f. Tese (Doutorado), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

MORAES, Maria Candida. Complejidad y mediación pedagógica: Nuevas perspectivas para la educación intercultural. In: TORRE, Saturnino de La. Estrategias didácticas en el aula: buscando la calidad y la innovación. Madrid: Uned, 2008.

MUÑOZ IMBERNÓN, Francisco. La formación del profesorado universitario: orientaciones y desorientaciones. Las práticas de formación del profesorado universitario. In: MARTÍNEZ, Juan Bautista. Innovación em la universidad: práticas, políticas y retóricas. Barcelona: Graó, 2012.

OLIVEIRA, Fabricio Costa de. Alternativas para uma nova educação: uma oportunidade para a transformação. Orientadora: Alessandra de Moraes. 2019. 127 f. Tese (Doutorado) - UNESP-Marília, Marília-SP, 2019.

PEREIRA, Carolina Arantes. Processo de formação de professores universitários engajados no currículo por projetos da proposta integral de educação emancipatória da UFPR Litoral. Orientador: Marcos Masetto. 2012. 163 f. Tese (Doutorado), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

SÁNCHEZ, Aurelio Villa; ESCOTET, Miguel Ángel; ZABALA, Juan José Goñi. Modelo de innovación de la educación superior. Bilbao: Ediciones Mensajero, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, Luiz Heron. Reestruturação curricular: novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996. p. 15-40.

SILVA, Lenir Maristela; BRIZOLLA, Francéli; SILVA, Luis Everson da. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em Ciências da UFPR Litoral: desafios e possibilidades para uma formação emancipatória. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 237, p.524-541, 2013.

UFPR LITORAL. Projeto Político Pedagógico da UFPR Litoral. Curitiba: Ed. UFPR, 2008.

WANZINACK, Clóvis; SIGNORELLI, Marcos Claudio. Expansão do ensino superior federal e desenvolvimento regional: o caso da Universidade Federal do Paraná no litoral paranaense. Revista GUAL, Florianópolis, v. 7, n. 2, p.286-307, 2014.

Publicado

2020-09-28

Número

Sección

Dossiê Temático Desafios Curriculares: Diversidade e Inovações na Contemporaneidade