Uma incursão acerca das culturas referendadas/pertencentes aos processos de ensino e aprendizagem da escola da comunidade quilombola do Maracujá

Autores

  • Raiane Cordeiro de Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ivonete Barreto de Amorim Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e55494

Palavras-chave:

cultura, comunidade quilombola do Maracujá, narrativas dialógicas, escola

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a incorporação das culturas referendadas e pertencentes no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem da escola da comunidade quilombola do Maracujá, localizada na Bahia. O referencial teórico inclui: Amorim (2014), Candau e Moreira (2008), Gadotti (2012), Gomes (2012), Quijano (2005), Santos (2012, 2019), Sacavino (2020), dentre outros autores. A metodologia de natureza qualitativa e caráter descritivo apresenta os dados das entrevistas com três lideranças e duas professoras da comunidade quilombola do Maracujá. Os resultados permitiram perceber que a dialógica intercultural impulsiona reflexões, atitudes e lutas com vistas a construir novas alternativas sociais que levem a educação para um caminho dos saberes e fazeres tradicionais e à valorização da práxis educativa quilombola com uma prática de Educação Comunitária atrelada ao social.

 

Biografia do Autor

Raiane Cordeiro de Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em educação do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bolsista Faperj. Mestrado em Intervenção Educativa e Social (PPGIES), Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Ivonete Barreto de Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Pós Doutora pelo Programa Bachillerato en Ciencias y Humanidades pela Universidad de Santiago de Chile. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Permanente, orientadora e vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB/Campus XI).

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Publicado

2024-09-27

Edição

Seção

Artigos