<strong>COLEARN 2.0 – COAPRENDIZAGEM VIA COMUNIDADES ABERTAS DE PESQUISA, PRÁTICAS E RECURSOS EDUCACIONAIS</strong>

Autores/as

  • Alexandra Okada The Open University – Knowledge Media Institute

Palabras clave:

Coaprendizagem, Comunidades Abertas de Pesquisa, Recursos Educacionais Abertos, Web 2.0, Colearn 2.0.

Resumen

Este artigo visa refletir sobre o conceito de coaprendizagem (colearn 2.0) baseado na aprendizagem aberta colaborativa na web 2.0. Outro objetivo deste trabalho é apresentar alguns projetos internacionais com foco em Comunidades Abertas de Pesquisa, Práticas e Recursos Educacionais Abertos. Os conceitos apresentados neste artigo tem como base a revisão literária que vem surgindo recentemente na área de “Open Educational Resources”, e “Social Learning networks” e são fundamentados em pesquisas e estudos compartilhados por estes projetos internacionais, dos quais grande parte é financiado pela Comunidade Européia. Este estudo inicialmente introduz alguns termos chave da educação online aberta. Em seguida, descrevem-se alguns referenciais teóricos e pesquisas previamente realizadas através de projetos internacionais com foco em Comunidades Abertas de Pesquisa, Práticas e Recursos Educacionais Abertos. Partindo, então, deste embasamento teórico, este trabalho apresenta o conceito de “Coaprendizagem” via comunidades abertas de pesquisa, praticas e recursos educacionais visando oferecer novas perspectivas para inovar a prática pedagógica na web2.0

Biografía del autor/a

Alexandra Okada, The Open University – Knowledge Media Institute

Dra. Alexandra Okada é pesquisadora em mapeamento do conhecimento para aprendizagem aberta do Knowledge Media Institute - The Open University – Reino Unido e professora convidada da Universidade de Artes de Londres. Atualmente coordena a Comunidade Internacional de Pesquisa em Aprendizagem Colaborativa – Colearn e participa de vários projetos sobre Recursos Educacionais Abertos na Comunidade Européia. Okada tem pós doutorado em Tecnologia Educacional na Open University – UK, doutorado em Educação: Currículo pela PUC-SP, pósgraduação em Comunicação e Marketing pela ESPM e graduação em Computação no ITA.