Sillas disciplinantes y currículos indisciplinados

¿cómo involucrarse con otros modos de “sentirhacerpensar” los movimientos impredecibles de los cotidianos?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59625

Palabras clave:

sillas, modelos disciplinares, currículos cotidianos

Resumen

La silla, como artefacto de distinción de clase, como dispositivo funcional con implicaciones para la creación del “alma”, como un artefacto de disciplinar los cuerpos, está en el condicionamiento de dominación de un sistema vigilante, adoctrinador, torturador y punitivo. Siendo así, en este artículo pretendemos traer la silla al centro y a los márgenes de la conversación sobre los procesos de disciplinamiento y control de los cuerpos, y proponemos el desplazamiento para “sentirhacerpensar” otras modalidades curriculares con los cotidianos. Es una conversación de terrero, un piso de tierra, en el patio de la escuela, en el campo inundable y donde nos lleve nuestra imaginación. Son saberes compartidos, en una ronda donde experimentamos el sentarse en cuclillas, al fin y al cabo, nadie sabe lo que puede hacer el cuerpo.

Biografía del autor/a

Leonardo Rangel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Doutor em Educação. Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/IFBA. Associado ao Mestrado Profissional em Educação - MPED/UFBA. Pós-Doutor em Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais pela ProPEd/UERJ. Participa de projetos nas áreas dos Processos Formativos, Currículo, Educação, Cuidado e Cotidianos.

Noale Toja , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação - ProPEd/ UERJ, (2021) - Movimentos migratórios e seus ?fazeressaberes? culinários nos/dos/com os cotidianos. Orientadora Prof.ª Drª Nilda Guimarães Alves. Bolsa FAPERJ. Pesquisadora integrante do GRPesq Currículos Cotidianos, Redes Educativas, Imagens e Sons, Coordenado pela pesquisadora Nilda Guimarães Alves, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículos, redes educativas, cinema, artefatos culturais e tecnológicos. Mestre, Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ/FEBF / Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Pesquisa em Comunicação e Educação, com a produção "TV Maxambomba, processos de singularização", Orientada pelo Dr. Prof. Mauro José Sá Rego Costa. Pedagoga pela Faculdade de Formação de Professores-FFP/UERJ. Na pesquisa, atuante na criação de peças audiovisuais, artes visuais e podcast, bem como ministrante de minicurso e oficinas em parceria com integrantes do GrPesq. No camo profissional, diferentes atuações com oficinas de artes e tecnologias como expressão, utilizando mídias digitais nas áreas de Educação e Comunicação Popular, em ações que utilizem a metodologia da produção de vídeo participativo no processo de aprendizagem. Alguns projetos importantes: * Coordenação Oi Kabum! Lab - Laboratórios de Cultura Digital. * Atuação na área de produção de vídeo na Escola de Arte e Tecnologia, Oi Kabum! - Oi Futuro - CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular; Atuou na Coordenação Pedagógica do Núcleo de Produção da Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum!; Coordenou Ações Multiplicadoras na Escola de Arte e Tecnologia - Proliferantes; Coordenou a produção do projeto de comunicação comunitária TV Pinel e Projetos de educação e mídias da Imagem na Ação-Núcleo de Desenvolvimento de Projetos de Comunicação e Cidadania. Foto: Ricardo Aleixo, SESC Quintandinha, 2014.

Juliana Rodrigues , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutoranda em Educação. Mestra pelo programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças e Jovens. Pós-graduada em Ciências da Religião pela Faculdade São Bento. Rio de Janeiro. Com experiência na área de Educação, ênfase em Currículo e Ensino Religioso, tem atuado principalmente nos seguintes temas: redes educativas, ensino religioso, cotidianos, com mais de 15 anos de prática de sala de aula e integrante do GrPesq. Currículos cotidianos: redes educativas, imagens e sons? da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). 

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Publicado

2023-11-30

Número

Sección

Artigos