O INÉDITO-VIÁVEL NA DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA EM TEMPOS DE PRIVAÇÃO DE DIREITOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1152-1175

Palavras-chave:

Democratização da escola. Práticas de Currículo. Ensino Fundamental.

Resumo

Construir uma escola pública, democrática e de qualidade tem sido o objetivo e a luta de muitos educadores. Ao longo da história houve muitas conquistas. Mas, o corporativismo, o desenvolvimentismo e o capitalismo exacerbado têm dificultado esse processo. No cenário atual, em nossa nação, vivemos um momento de perdas de direitos, retrocessos e opressão. O que fazer? Queixar-se e cruzar os braços? Precisamos continuar na luta. O objetivo do texto é discutir possibilidades de trabalhar com a democratização de propostas e práticas de currículo utilizando em sua argumentação o conceito inédito-viável (FREIRE, 2005) e o conceito de policy enactment – atuação política (BALL et al., 2012). A análise dos dados indica que o projeto de leitura da escola contribuiu para que as professoras percebessem que a situações-limites (metas e pressões) impostas pela Secretaria de Educação não poderiam paralisá-las e engessar o seu trabalho. Assim, elas mantiveram a metodologia de alfabetização de que já tinham se apropriado e estava funcionando e continuaram fortalecendo as relações pessoais por meio do diálogo. As docentes tinham encontros sistemáticos para discutir o trabalho. Concluímos que, vislumbrando o inédito-viável, a escola buscou equilibrar o seu projeto pedagógico com as metas e pressões impostas pela Secretaria.

Biografia do Autor

Vania Finholdt Angelo Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelo Programa Interinstitucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em São Gonçalo, RJ, Brasil, atuando na graduação e pós-graduação.

Lenir Silva Abreu, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Doutora e Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelo programa Interinstitucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora Adjunta e Coordenadora das Áreas Básicas de Ingresso da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Democratização da escola em tempos de privação de direitos"