PROCESSOS DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGENS PROMOVIDOS PELO PROGRAMA URBANO NOS MOVIMENTOS DE MORADIA EM SÃO PAULO

Autores

  • Luiz Tokuzi Kohara Instituto Polis
  • Marcos José Pereira Silva Ação Educativa, São Paulo, São Paulo

Palavras-chave:

movimento de moradia, direito à cidade, educação popular, educação política, formação na ação.

Resumo

Neste artigo, com base em conceitos e práticas de Educação Popular, analisamos em que medida os processos de formação político-pedagógica, presentes na luta cotidiana, entendidos como articulação, mobilização e organização dos movimentos sociais de moradia em São Paulo, bem como os enfrentamentos junto ao Estado para a conquista do direito à moradia e à cidade, geram aprendizados e formação política para seus participantes. Estão presentes, neste trabalho, as ações desenvolvidas pelo Programa Urbano (PU), organizado pela Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste (APOIO) e pelo Movimento de Defesa do Favelado (MDF). Foi possível analisar como se dá a formação na ação pelo intenso trabalho de campo, com entrevistas e acompanhamento sistemático de atividades junto às duas organizações, que articulam 150 grupos de base com cerca de 3.950 famílias. Ficou demonstrado pelos resultados obtidos que é na disputa pelo direito à cidade e nas diversas mobilizações que os movimentos sociais desenvolvem estratégias de formação na ação e se apropriam de conhecimentos sobre as origens das desigualdades e as formas de sua superação.

Biografia do Autor

Marcos José Pereira Silva, Ação Educativa, São Paulo, São Paulo

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

2016-08-16

Edição

Seção

Dossiê Temático - "Educação não escolar de adultos: estudos sobre educação popular e educação para os direitos humanos"