Projetos de vida no ensino médio

O que os jovens nos disseram?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1263-1286

Palavras-chave:

Juventude, Ensino médio, Projetos de vida, Escola pública, Pernambuco

Resumo

Apresenta-se os resultados de uma pesquisa realizada em uma instituição da rede estadual de Pernambuco, sobre a importância da escola para os projetos de vida dos jovens do ensino médio integrado. Os dados são provenientes da aplicação de questionários e da realização de entrevistas com estudantes do último ano do ensino médio. Constatou-se que os jovens reconhecem a importância da escola para seus projetos de vida, contudo, apontam para a necessidade de outra dinâmica no interior da escola. Querem ser mais ouvidos, partilharem suas dúvidas e incertezas com os professores. Mesmo realizando um curso técnico, predomina entre eles o interesse em chegar ao ensino superior. Indicam os professores como a maior interferência da escola em seus projetos de vida.

Biografia do Autor

Ramon de Oliveira, Univesidade Federal de Pernambuco, Recife

Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador do CNPq

Amanda Felix da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Qualificação Profissional e Relações entre Trabalho e Educação - UFPE

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2021-09-29

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Artigos