Nossa Raiva como Dispositivo de Contracolonização dos Currículos
um Diálogo com Pesquisadoras Negras
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1464-1483Palavras-chave:
contracolonização, diretrizes curriculares nacionais, educação das relações étnico-raciais, currículo, mulheres negras.Resumo
Este trabalho tem como objetivo dialogar com as histórias, os traumas e as alegrias que impulsionam o processo de pesquisa de mulheres negras e que figuram em seus trabalhos acadêmicos, cujo propósito era o de investigar como ocorreu a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER) nos cursos de Pedagogia. A partir das perspectivas decolonial e pós-colonial, realizamos uma análise pormenorizada de dez produções. Identificamos como o racismo experimentado por essas mulheres, bem como alguns marcadores africanos, fizeram-se presentes em suas trajetórias, pavimentando um desejo de compreender como se consolida um currículo de formação de professores e como o tema das relações étnico-raciais permeia o território acadêmico.
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