Traduções do discurso curricular oficial para o contexto da prática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e64142Palavras-chave:
currículo, Educação Física, cultura, política curricular, práticaResumo
O presente artigo objetivou compreender como os professores de Educação Física que participaram dos cursos de formação voltados à implementação da política curricular municipal traduzem para a prática o discurso materializado no documento oficial. Para tanto, foram produzidos relatos de experiência a partir de entrevistas com os participantes que afirmam colocar em ação a proposta. Ancoradas no referencial teórico pós-estruturalista, as narrativas docentes foram confrontadas com os argumentos que sustentam o discurso oficial. Inferiu-se que a preocupação dos educadores se volta às questões metodológicas. A ênfase dada ao saber como fazer, em vez de uma apropriação crítica da epistemologia que subsidia a política curricular em questão, configura uma visão reducionista, ao que tudo indica, decorrente do modo de condução das ações formativas.
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