O silenciamento da Pedagogia nas Diretrizes Curriculares e na BNC-Formação

a ciência invisibilizada nos currículos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65718

Palavras-chave:

pedagogia, engessamento, BNC-Formação

Resumo

Este artigo objetivou analisar como a Pedagogia (des)aparece na Resolução 02/2019 que estabelece a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), visando fomentar o debate sobre a formação de professores. Para tal foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental. Analisamos a Resolução 02/2019, BNC-Formação, a partir da técnica da análise de conteúdo e duas categorias: ênfase demasiada nas competências e desarticulações diversas. Constatamos que o documento descaracteriza a formação de professores com os seus ‘direcionamentos’, silenciando nessa formação a pedagogia e sua essência de ciência. Vários aspectos são tomados como ‘barganha’ de mercado para atender ao capitalismo, visando o engessamento da formação docente. Portanto, precisamos rever essa formação urgentemente, lutando, resistindo e clamando por políticas públicas que imprimam conquistas à classe docente.

Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da UFBA e da UESB, Itapetinga e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA e da UESB. Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares e Críticos (GEPIC/CNPq/UESB).

Mara Aparecida Alves da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

 

Doutora em Educação pela UFBA. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação da UESB. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química/Ciências (PƎQUI).

Márcia Mineiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado pela UFBA. Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares e Críticos (GEPIC/CNPq/UESB).

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

Ferreira, L. G., Silva, M. A. A. da, & Mineiro, M. (2025). O silenciamento da Pedagogia nas Diretrizes Curriculares e na BNC-Formação: a ciência invisibilizada nos currículos?. Revista E-Curriculum, 23, e65718. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65718

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Artigos